Certificação florestal: um instrumento de proteção e valorização

floresta

No dia 9 de dezembro realizou-se, em Lisboa, na Ordem dos Engenheiros (OE), uma conferência sobre certificação florestal.

Tratou-se de uma iniciativa conjunta do Colégio de Engenharia Florestal da OE e do FSC – Forest Stewardship Council Portugal, e teve como objetivo apresentar casos de sucesso na certificação florestal em áreas públicas nacionais como ponto de partida para o debate sobre os principais obstáculos e desafios a um crescimento mais acentuado da Certificação FSC nas propriedades sob gestão pública.

Foram apresentados vários exemplos, com destaque para o caso da Mata Nacional do Buçaco, da Companhia das Lezírias, e do Campo de Tiro de Alcochete.

Cada um com a sua especificidade e diferentes objetivos de exploração, em todos foi evidente o contributo do processo de certificação para a valorização dos produtos e para aumentar a eficácia e a eficiência dos respectivos processos de gestão.

Por parte do ICNF participaram Zita Costa e Nuno Sequeira que, respetivamente, abordaram diferentes modelos de gestão de áreas públicas e os apoios disponíveis para investimento na floresta no âmbito do atual PDR 2020.

No evento foi ainda debatida a problemática da certificação em áreas privadas de minifúndio, pela intervenção de Viana Rocha, da ACFML – Associação para a Certificação Florestal do Minho-Lima.

Esta entidade que resultou da iniciativa de duas associações de produtores florestais é já responsável pela certificação de 5000 ha de área privada de minifúndio e de terrenos baldios.

As duas associações são ainda responsáveis pela gestão de 17 ZIF – Zonas de Intervenção Florestal e 10 equipas de Sapadores Florestais.
 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip