Cereais: CERSUL comemora 25 anos

CERSUL

A CERSUL- Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul comemora o 25º aniversário a 19 de janeiro, pelas 12h00, na sede do Agrupamento, em Santa Eulália, Elvas. A cerimónia será presidida pelo ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

Na cerimónia comemorativa deste quarto de século de atividade da CERSUL estarão presentes várias centenas de pessoas, entre entidades oficiais, representantes de todas as fileiras dos cereais e milho, e associados do Agrupamento.

A fundação da CERSUL, em dezembro de 1990, ocorreu por vontade de um grupo de 30 agricultores liderados por José Luís Tello Rasquilha, a quem se deve a conceção e desenvolvimento da empresa e do seu modelo de negócio. José Luís Tello Rasquilha, que recentemente cessou as funções como Presidente do Conselho de Administração da Cersul, será homenageado nesta celebração.

Foi o primeiro Agrupamento de Produtores de cereais reconhecido em Portugal, em 1993, reunindo hoje mais de 150 agricultores, muito ativos e diversos nas suas atividades, «e fidelizados à empresa pelos muitos serviços que presta, desde a assistência técnica em campo, à comercialização da produção em circuitos que valorizam a qualidade e a diferenciação», avança a empresa em comunicado.

O volume de negócios da CERSUL ronda os 18 milhões de euros/ano.

Baby food e farinhas melhoradas

As decisões assertivas e passos pioneiros da CERSUL permitiram-lhe «afirmar-se como um dos mais importantes operadores comerciais da produção nacional de cereais e milho em Portugal. A capacidade de armazenamento para 100% da produção de cereais dos seus associados, a introdução de tecnologia de ponta nos processos produtivos e a inovação comercial em produtos que à partida não são diferenciáveis, têm sido estratégias decisivas no sucesso da empresa e dos seus associados», acrescenta a nota.

A CERSUL «prioriza segmentos de mercado que remuneram adequadamente as matérias-primas dos seus produtores».

Exemplo disso é o fornecimento de cereais para elaboração de baby-food, com um itinerário cultural praticamente isento de pesticidas e uso reduzido de fertilizantes. Ou ainda a elaboração de lotes de trigo mole de qualidade superior e homogénea, usados como corretores ou melhoradores pela indústria de panificação.

«Levamos 25 anos de trabalho muito árduo em torno da consolidação da produção e do negócio dos cereais no Alentejo Interior, mas a tremenda crise que se abate sobre o setor desde 2012 e uma reforma da PAC que não nos foi favorável, obrigam-nos a repensar a orientação do nosso negócio. As áreas e as vendas de cereais e milho não cessam de diminuir, o que nos está a obrigar a uma reflexão profunda sobre o futuro da empresa», afirma Luís Bulhão Martins, Presidente do Conselho de Administração da Cersul, que irá transmitir as preocupações do setor ao ministro da Agricultura. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip