CEPAAL convida Canadá a descobrir o azeite do Alentejo

Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo vai estar em Montreal numa vasta ação de promoção que inclui provas, degustações e um jantar de harmonização com a assinatura da chef Helena Loureiro.

azeite

Entre 2 e 5 de maio o Canadá vai descobrir os sabores do Azeite do Alentejo, numa iniciativa do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo que inclui provas, degustações e um jantar de harmonização, com a assinatura da chef Helena Loureiro.

Esta vasta ação de promoção arranca esta quarta-feira, dia 2 de maio, com a participação do CEPAAL no SIAL (Salão Internacional da Alimentação), em Montreal. Esta é uma das mais importantes feiras alimentares do Canadá, dirigida a profissionais, com 1.000 expositores e 18.500 visitantes. No stand do CEPAAL vai ser possível provar azeite produzido por dezenas de produtores do Alentejo, entre 2 e 4 de maio, período em que decorre a feira.

Dia 3 de maio o Azeite do Alentejo inspira um jantar de seis pratos no restaurante Helena. 

Os canadianos vão também poder provar os azeites do Alentejo numa ação de degustação aberta ao público no dia 5 de maio, no Cantinho de Lisboa, entre as 11h00 e as 16h00.

O Canadá foi identificado pelos produtores associados do CEPAAL como um dos mercados estratégicos de exportação.

Em 2017, segundo dados do INE, Portugal exportou 1,8 milhões de euros de azeite para aquele país, o que equivale apenas a 0,4% do total das exportações portuguesas de azeite.

As iniciativas no Canadá inserem-se no projeto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. A intenção é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao setor.

O projeto é cofinanciado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo.

O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

CEPAAL

Sedeado em Moura, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo nasceu em 1999 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo valorizar e promover o Azeite do Alentejo dentro e fora de Portugal.

Além de 25 produtores, tem entre os seus associados instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip