Centro: vinhos da região conseguem apoios de €3 milhões do FEDER

O plano estratégico de apoio à fileira do vinho na região Centro – apresentado esta semana em Coimbra pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e as pelas Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) de Lisboa, Dão, Bairrada, Beira Interior e Tejo – angariou apoios de 2,989 milhões de euros do FEDER, para um investimento elegível aprovado de 3,516 milhões de euros.

vinhos

O objetivo passa por «apoiar a cadeia de valor dos vinhos, desde os recursos naturais até à promoção junto do consumidor final, congregando os esforços das cinco CVR da região Centro, intensificando as colaborações e reforçando o trabalho em rede, quer ao nível da inovação, quer do desenvolvimento tecnológico na produção dos vinhos», explica a CCDRC.

O programa pretende ainda reforçar o peso da fileira do vinho na economia regional e afirmar a região Centro como uma região vitícola, a nível nacional e internacional.

«Um dos ativos mais importantes da região Centro é a diversidade e riqueza dos seus territórios vinhateiros. Este programa pretende criar as condições para que todos eles se possam afirmar no seu caráter único e distintivo e contribuir decisivamente para o desenvolvimento económico da região Centro. Não se trata de uma estratégia única, mas de uma estratégia que respeita a identidade e as especificidades das regiões vitivinícolas em áreas onde é possível aproveitar sinergias e potenciar complementaridades, como sejam as da I&D, as da promoção internacional, do enoturismo, entre outras», explica Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC.

A região Centro integra as Denominações de Origem da Beira Interior, da Bairrada e do Dão, parcialmente, a de Lisboa e, residualmente, a do Tejo.

Esta região é responsável por cerca de 37% da área total de vinha existente em Portugal e 35% da produção de vinho nacional. Em termos de volume de exportações, exporta entre 40 a 50% da sua produção, consoante as diferentes regiões.

Fonte: Leiria Económica 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip