Fileira do Pinho mostra ser resiliente num ano marcado pela pandemia COVID-19

Na 6ª edição digital anual “Indicadores da Fileira”, o Centro PINUS destaca a “grande resiliência” do sector florestal e da Fileira do Pinho num ano marcado pelo impacto económico e social da pandemia de COVID-19.

A publicação relativa a 2020, disponível juntamente com as edições anteriores, apresenta novos indicadores, nomeadamente informação relativa à evolução de formas de gestão agrupada, assim como dados sobre o investimento público realizado em floresta ao abrigo do PDR2020.

Em destaque estão também os resultados do Recenseamento Agrícola 2019 e as cotações disponíveis no SIMeF (Sistema Simplificado de Cotações de Mercados dos Produtos Florestais).

Pela primeira vez, o Centro PINUS disponibiliza indicadores relativos à atividade I&D da Fileira do Pinho que revelam um conhecimento crescente da investigação realizada em pinheiro-bravo e novos indicadores industriais, como informação de produção industrial e de reciclagem.

Num ano marcado pela recessão económica e pelo desemprego, a Fileira do Pinho continua a destacar-se pela elevada taxa de empregabilidade ao representar 80% dos postos de trabalho nas indústrias florestais, viabilizando 57.078 empregos nas 8.578 empresas existentes.

Os “Indicadores da Fileira do Pinho” são uma publicação digital anual produzida pelo Centro PINUS desde 2015 com o objetivo de retratar a fileira do Pinho e os seus agentes dinamizadores de forma sintética e com infografias de fácil leitura e compreensão. Este é um projeto de produção de conhecimento a longo-prazo, tal como o nosso olhar sobre a floresta portuguesa.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip