Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior entra em funcionamento

plantas

O Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBP-BI) entra em funcionamento esta sexta-feira, 11 de setembro de 2015.

Trata-se de uma infraestrutura do Sistema Científico e Tecnológico Nacional criado na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, ao abrigo de um protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), a Câmara Municipal do Fundão, a Universidade da Beira Interior e o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Universidade de Campinas, Brasil, a quem também se associou o Biocant Park.

O projeto apoiado financeiramente através do Programa MaisCentro, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro conta com um valor de investimento de cerca de três milhões de euros.

A missão do CBP-BI passa por criar conhecimento e valorizar a investigação na área da biotecnologia das plantas associada aos setores produtivos da fileira agrícola, florestal e das plantas aromáticas e medicinais.

Como principais objetivos destaca-se o «desenvolvimento do conhecimento ligado à biotecnologia das plantas e promover a sua utilização como fator de promoção da atividade económica; estabelecer parcerias e fornecer produtos e serviços que possibilitem a criação e o crescimento de empresas ligadas aos setores produtivos das fileiras agrícola, florestal e das plantas aromáticas e medicinais; disponibilizar infraestruturas, tecnologia e apoio a empresas».

O Centro está especialmente vocacionado para dar resposta a necessidades do setor agroflorestal nas áreas da multiplicação de plantas por sistemas de propagação in vitro (porta-enxertos, variedades e cultivares), da biodiversidade (identificação, caracterização e conservação) e da bioprospeção de produtos naturais, privilegiando a flora autóctone (extração, identificação, caracterização, quantificação e avaliação da atividade de extratos e compostos naturais).

Para estas atividades o Centro possui sala de câmaras de fluxo laminar, câmaras bioclimáticas, espaços laboratoriais para preparação de amostras e meios, de cromatografia liquida e gasosa e espetroscopia de absorção atómica e de infravermelho, fitoquímica, biologia molecular e biologia e microbiologia, equipados com modernos equipamentos e ainda uma estrutura de apoio de estufas de campo com 4500 m2 localizada no Parque Agroindustrial da Soalheira (Fundão).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip