Carne: Comissão de Segurança Alimentar diz que não há motivo para alarme

carne

A Comissão de Segurança Alimentar reuniu extraordinariamente esta quarta-feira, 28 de outubro, com o propósito de analisar a Monografia publicada pela IARC sobre “Carcinogenicidade do consumo de carne vermelha e processada”.

Em comunicado, a Comissão reconhece «a importância deste relatório como fator de informação dos consumidores», não devendo, no entanto, «constituir motivo de alarme».

«A Comissão de Segurança Alimentar reforça a importância de uma dieta equilibrada e variada, com hábitos de vida saudáveis de que é bom exemplo a dieta mediterrânea», salienta o comunicado.

Neste contexto particular, recorda que «o consumo de carne processada deve ser moderado».

Relativamente às carnes, «salienta-se que existe um número elevado de estudos científicos que valorizam a sua ingestão como fonte de proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais».

Deixamos as recomendações propostas pela Comissão:

1 - A moderação do consumo de carne e derivados como parte de uma dieta equilibrada, tendo presente que estes alimentos têm na sua composição nutrientes essenciais à saúde, nomeadamente proteínas, vitaminas e oligoelementos;

2 - A adoção de uma alimentação diversificada e estilos de vida saudáveis como fatores essenciais para a promoção da saúde;

3 - O consumo de produtos nacionais de elevada segurança alimentar, valorizando os produtos frescos sazonais e ainda favorecendo os circuitos de abastecimento locais.

Saiba mais sobre este assunto aqui:

Carne: Confagri apela a campanha de informação rigorosa

OMS: carne processada é cancerígena e carne vermelha provavelmente» também 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip