Campanha de vindimas na Cooperativa de Felgueiras quase duplica produção

vinhos

A Cooperativa de Felgueiras quase duplicou este ano a quantidade de uvas recebidas na campanha de vindimas, face a 2014, alcançando os sete milhões de quilos, avançou fonte daquela instituição.

«Foi a melhor campanha dos últimos 12 a 15 anos», precisou, antevendo que os dados já reunidos poderão vir a assegurar a liderança nacional em termos de produção.

Aquela quantidade poderá corresponder à produção de cerca de 5,4 milhões de litros de vinho. Questionado sobre o que explica aqueles números, a fonte avançou que, «desde abril até outubro, o ano foi excelente».

«O clima ajudou e a qualidade também é muito boa», frisou.

O aumento da quantidade também decorreu entrega de uvas por parte de 700 produtores, uma centena mais do que no ano passado.

A Cooperativa Agrícola de Felgueiras é a maior da região do Tâmega e Sousa na produção de vinho verde, recebendo uvas de vinicultores associados de vários municípios, nomeadamente Felgueiras, Lousada, Amarante, Vizela, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Castelo de Paiva, entre outros.

No pico das vindimas, verifica-se um movimento diário de cerca de 300 tratores e respetivos atrelados, o tipo de veículo utilizado pelos produtores no transporte das uvas para a instituição. 

Aquela cooperativa exporta cerca de 30% da produção, sobretudo da sua principal marca "Terras de Felgueiras". Para este ano, espera-se um incremento de 10 a 15% na exportação.

De acordo com a direção, está garantido o escoamento da totalidade da campanha de 2015. 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip