Cabo Verde aposta na agricultura rural para melhorar alimentação nas cidades

cabo verde

O Governo de Cabo Verde lançou, na Praia, um projeto de apoio à agricultura urbana com o objetivo de melhorar a segurança alimentar nas cidades e aumentar a disponibilidade de frutas e legumes nos mercados.

O projeto, financiado pela organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 235 mil euros, pretende aumentar e diversificar a produção hortícola na periferia das cidades, melhorando desta forma o abastecimento dos mercados urbanos ao longo de todo o ano.

A Praia irá acolher a experiência piloto do projeto, que terá a duração de dois anos e que o Governo pretende alargar posteriormente às cidades de Espargos, na ilha do Sal; Porto Novo, em Santo Antão e Mindelo, em São Vicente.

«O objetivo deste projeto é trazer maior qualidade de vida e garantir a segurança alimentar às populações mais carenciada e não só, no meio urbano e periurbano, diversificando e aumentando a produção dos produtos hortofrutícolas», explicou a coordenadora do projeto, Cândida Cardoso.

Segundo a responsável, o crescimento registado por várias cidades de Cabo Verde têm feito aumentar a procura deste tipo de produtos, sendo necessário responder a essa procura.

Por outro lado, adiantou, a agricultura urbana é uma importante fonte de emprego e rendimento, assegurando a alimentação de parte importante da população urbana.

O projeto pretende também introduzir alterações à forma de fazer agricultura nas cidades, sem recurso a químicos e conciliando a agricultura com o ambiente.

Apesar de nas zonas urbanas ser proibida a criação de animais, no âmbito do projeto será contemplada, na periferia, a construção de áreas para a criação de animais de pequeno porte.

Fonte: Inforpress 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip