Brasil será um dos maiores exportadores agroalimentar do mundo

Na próxima década, o Brasil continuará a ser um dos maiores exportadores agroalimentares do mundo, refere a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no relatório “Perspetivas agrícolas 2015-2024”, divulgado esta semana.

«Nos próximos dez anos, o Brasil deve continuar a ser um dos maiores exportadores dos mercados alimentar e agrícola do mundo, e continuará a dar igualmente resposta às necessidades da sua população, cuja tendência é de crescimento», lê-se no documento.

Contudo, as duas organizações afirmam que «os principais riscos associados a estas perspetivas otimistas prende-se com os resultados macroeconómicos do Brasil, bem como com o ritmo das reformas estruturais do país e os fatores exógenos, entre eles as importações da China».

O relatório faz ainda um balanço da situação atual do setor no Brasil, avalia as perspetivas e os riscos para os próximos dez anos, e propõe estratégias em matéria de investimento e produtividade.

«As perspetivas da agricultura brasileira continuam a ser positivas apesar de uma possível desaceleração do crescimento económico» destaca a OCDE e a FAO.

«Os principais desafios do país são o crescimento da produtividade e da produção e os objetivos nacionais em matéria de redução da pobreza e das desigualdades», aponta o relatório, que sublinha que a pressão sobre os recursos naturais pode ser mitigada através de medidas de conservação e proteção do meio ambiente, entre as quais se incluem medidas de apoio ao desenvolvimento de práticas de cultivo sustentáveis e a integração sustentável dos sistemas agrícolas e pecuários.

Fonte: Agronegócios/Reuters

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip