Boticas distribui palha e feno aos agricultores do concelho

A Câmara de Boticas distribuiu aos agricultores, cujas explorações agrícolas foram atingidas pelo incêndio que deflagrou na semana passada, cerca de 1100 fardos de palha e rolos de feno para a alimentação dos animais.

«Esta é apenas uma pequena ajuda que a autarquia pode dar aos agricultores que sofreram avultados prejuízos neste incêndio, assegurando que, no imediato, as necessidades de alimentação dos animais estão garantidas», referiu o autarca, Fernando Queiroga, em comunicado.

A distribuição das forragens foi feita de acordo com as perdas e as necessidades manifestadas por cada agricultor, realçou.

«O objetivo foi tentar ajudar e minimizar os prejuízos dos produtores, procurando que seja rapidamente reposto o potencial produtivo das explorações das freguesias afetadas pelo fogo», salientou.

Fernando Queiroga afirmou que a agricultura e a floresta são uma das principais fontes de sustento das famílias deste concelho de Trás-os-Montes.

Além da distribuição desta alimentação, a autarquia está a fazer o levantamento dos prejuízos causados pelo incêndio para acionar os mecanismos de ajuda necessários.

Técnicos do município estão a percorrer as aldeias atingidas pelo fogo para, junto das pessoas, referenciar «devidamente» as suas perdas, depois do autarca já ter reunido com os presidentes das juntas de freguesia, representantes dos conselhos diretivos e ter contactado os ministérios com tutela neste setor.

O fogo, que lavrou durante dois dias e que levou à evacuação de uma aldeia, na semana passada, consumiu uma área aproximada de dois mil hectares, ou seja, praticamente 50% da área florestal do concelho, afirmou o presidente do município.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip