Borba baixa exportações de azeite para apostar no mercado nacional

A Cooperativa de Olivicultores de Borba, no Alentejo, exporta cerca de 30% da produção de azeite engarrafado para vários países, mas, por estratégia, aposta mais no mercado nacional, revelou o diretor executivo.

azeite

Segundo Paulo Velhinho, a cooperativa de Borba, do distrito de Évora, que produz azeite com Denominação de Origem Protegida (DOP), exporta para os mercados do Brasil, Macau, Alemanha, Holanda, Singapura, Japão e França.

A cooperativa já chegou a exportar cerca de 40% da produção de azeite engarrafado, mas, «por estratégia, tem vindo a apostar mais no mercado nacional, sobretudo no norte do país, zona de Lisboa e Algarve», referiu o diretor executivo.

«O azeite da nossa cooperativa tem tido muito boa aceitação no nosso país e por estratégia baixámos um pouco as exportações e apostámos mais no mercado nacional, devido à aceitação do produto por parte dos clientes», realçou.

Em 2016, a cooperativa recebeu 950 toneladas de azeitona, o que correspondeu a cerca de 140 mil litros de azeite, menos 10% que a produção do ano anterior.

«Embora tenha havido uma pequena quebra de produção em 2016, foi um ano de boa qualidade de azeite», observou Paulo Velhinho.

Fundada em 1951, a Cooperativa de Olivicultores de Borba, que produz a marca "Dom Borba", tem cerca de 600 associados da região.

O azeite "Dom Borba" já foi premiado com medalhas de ouro e ouro prestígio nos concursos Terra Olivo, em Jerusalém, Israel.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip