Boas práticas agrícolas para a biodiversidade no contexto das alterações climáticas

O projecto ‘Boas práticas agrícolas para a biodiversidade no contexto das alterações climáticas’ desenvolvido no âmbito da Rede Rural Nacional para identificação e adopção de boas práticas agrícolas para incremento da biodiversidade nos diferentes tipos de explorações agrícolas, entrou em fase de divulgação das conclusões. Estão abertas as Inscrições para as sessões na Universidade de Évora no dia 19 e no CNEMA, em Santarém, no dia 21 de Outubro.

O projecto desenvolvido em parceria pela CAP, ADVID, GPP, LPN e SPEA identificou um conjunto de boas práticas adaptáveis e eficazes na adaptação e mitigação aos efeitos das alterações climáticas, que se pretende incentivar em todo o país.  

Os mentores do projecto salientam que uma gestão cuidada do ecossistema com o objetivo de manter ou melhorar a biodiversidade, pode conduzir a um aumento da sustentabilidade da produção agrícola, tornando os sistemas mais resilientes às pressões de longo prazo, como as alterações climáticas e a degradação do solo.

PROGRAMA

  • 19 de Outubro - Universidade de Évora
  • 21 de Outubro - Estúdio do CNEMA em Santarém

15h00 - Receção dos participantes

15h05 - Boas práticas agrícolas para a biodiversidade no contexto das alterações climáticas - Cláudia Gonçalves (CAP)

15h15 - Apresentação dos principais resultados do projeto:

Biodiversidade encontrada nas explorações agrícolas - Julieta Costa (SPEA)

Medidas promotoras da Biodiversidade - Rita Alcazar/Edgar Gomes (LPN)

16h30 - Conclusões gerais - Cláudia Gonçalves (CAP)

16h40 - Debate

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, devendo ser efetuadas no site da CAP ou aqui para a sessão de Évora e aqui para a sessão de Santarém.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip