Batata portuguesa vai ser promovida em sete mercados internacionais

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal apresentou, hoje, na Lourinhã o Projeto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos.

Batata

Até 2022, a batata portuguesa será promovida em França, Alemanha, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia e Angola, mercados considerados estratégicos pela Porbatata, que desenhou um conjunto de iniciativas para divulgar e valorizar a batata nacional.

Este projeto é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 352 988 euros, financiado em 85% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Entre as iniciativas previstas está a criação de uma marca própria coletiva para a batata de Portugal que destaque a qualidade e diferenciação deste produto, aproximando-o da origem.

A presença em eventos internacionais e a realização de ações de prospeção de mercado estão também nos planos. A Porbatata pretende ainda organizar um Concurso Internacional da Batata Portuguesa em França.

No âmbito do Projeto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos será também desenvolvido um estudo estratégico para a internacionalização do setor em novos mercados: Emirados Árabes Unidos, Eslovénia e Angola.

Em 2019, as exportações de batata somaram 28,5 milhões de euros. Os principais destinos foram Espanha, Alemanha, Holanda, Cabo Verde, França, Bélgica e Luxemburgo.

Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. É produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge perto de 500 mil toneladas anuais.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip