Batalha: «o pão está na moda»

“O futuro da padaria e pastelaria - fraude alimentar no setor” foi o tema do seminário que teve lugar na tarde desta sexta-feira, 13 de abril, na Batalha, no âmbito da Tecnipão 2018.
O evento foi organizado em conjunto pela Revista TecnoAlimentar e pela ÉS Segurança.

pao

António Fontes, da Associação dos Industriais de Panificação, Pastelarias e Similares do Norte (AIPAN), começou por abordar as conclusões que foram apresentadas no Congresso Internacional do Pão, que teve lugar, em março, na Maia.

O responsável lembrou que «o pão está na moda» e analisou os métodos e processos de produção.

Lembrou também que o setor da panificação «tem relevância em todo o território nacional» e destacou a sua importância nutricional.

Já Carla Teixeira, da PortugalFoods, lembrou a missão desta entidade na ajuda aos seus associados, apresentando, de seguida, as novas tendências para o pão e confeitaria.

A especialista fez referência aos lançamentos de novos produtos biológicos, e antecipou que, nos próximos dois anos, iremos continuar a assistir ao desenvolvimento com esta tipologia de produtos.

No entanto, frisou, «o consumidor também tem cada vez mais interesse na origem do produto e das matérias primas», realçando que o rótulo deve continuar a ser uma boa fonte de informação.

Carla Teixeira frisou que «Portugal tem produtos de nicho» e aludiu «às novas sensações que podem ser transmitidas através das redes sociais», uma nova forma de comunicar e de chegar ao consumidor.

Já a professora Beatriz Oliveira falou da importância da dieta mediterrânica na sustentabilidade do consumo.

Graça Mariano, da DGAV, destacou a estratégia integrada para a promoção da alimentação saudável, recordando que «há alimentos com risco zero».

Alertou ainda para «a necessidade de redução do sal e dos grupos de trabalho criados para redução do consumo de sal».

Para Graça Mariano as principais medidas para atingir esta meta passam pela educação do consumidor e pela melhoria da oferta de produtos alimentares.

Em debate, neste seminário, estiveram os seguintes temas:

- Futuro da Padaria Tradicional

- Pão, Padaria e Bolos | Tendências de Inovação e Perspetivas de Futuro

- Farinhas | As alternativas atuais

- Teor de sal, açúcar e ácidos gordos trans nos alimentos | Estratégia

Integrada para a promoção da Alimentação Saudável

- Fraude Alimentar

- Fraude Alimentar no mercado Nacional

- Testemunho de Empresa face à evolução do setor

A TECNIPÃO - Salão Profissional de Máquinas, Equipamentos e Matérias-primas para a Panificação, Pastelaria e Confeitaria e PACKAGING - Salão Profissional de Embalagem para o Setor Alimentar, arrancaram a 12 de abril, na Exposalão da Batalha. O certame termina domingo, dia 15.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip