Baixo preço do milho e da batata levam a redução da área plantada

A superfície plantada de milho para grão e batata deve sofrer este ano uma redução, prevê o Instituto Nacional de Estatística (INE), justificando a diminuição com o baixo preço pago ao produtor.

A superfície plantada de milho deverá ficar abaixo dos 100 mil hectares, refletindo a queda na cotação desta “commodity” nos mercados internacionais e a obrigação de cumprir a prática de diversificação de culturas para acesso ao pagamento da componente ambiental dos pagamentos diretos, “greening”.

O preço corrente do milho caiu quase 50% entre julho de 2012 para setembro de 2014, segundo dados do Global Economic Monitor Commodities, citados pelo INE.

Os baixos preços pagos ao produtor e as dificuldades do escoamento da produção determinaram também a redução da superfície de batata plantada, com -5 por cento na batata de regadio, face a 2014.

Por outro lado, a falta de chuva deve condicionar a produtividade da batata de sequeiro, prevendo-se uma diminuição de 5 por cento na produtividade alcançada, face a 2014.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip