Bairrada celebra ‘Dia do Escanção’

A Associação dos Escanções de Portugal (AEP) foi fundada a 24 de março de 1972. Desde então, instituiu-se que em Portugal este seria o ‘Dia do Escanção’.

escancao

Depois de em 2014 a AEP ter celebrado a efeméride em Coimbra, este ano volta a eleger a região da Bairrada para as comemorações. Assim, um grupo de 30 a 40 escanções vai reunir-se para partilhar e adquirir novos conhecimentos.

O evento está marcado para os dias 20 e 21 de março de 2016 e vai ter lugar no concelho de Anadia.

Tal como em anos anteriores, a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) disponibilizou-se desde a primeira hora para apoiar este que é um «momento de extrema importância» para a Associação e, acima de tudo, para a profissão de Escanção. «Trazer opinion leaders – jornalistas, escanções e representantes do comércio – à região tem vindo a ser uma das grandes apostas da CVB, sempre complementada com o levar os vinhos (e sabores) da Bairrada até ao consumidor, o que fazemos através da presença em feiras e eventos, organização de acções de formação, entre outras atividades de relações públicas», afirma Pedro Soares, presidente da entidade.

Para Marco Alexandre, membro da AEP, adianta, em comunicado, que «a escolha da Bairrada prende-se com o facto de ser uma região histórica no mundo vitivinícola, com características muito singulares em torno do seu terroir para a produção de vinhos tranquilos e espumantes. Numa fase de ascendência global, em que a qualidade dos seus vinhos é indiscutível, decidimos mostrar in loco ao mundo dos escanções e associados da AEP o valor acrescentado da Bairrada no panorama vínico nacional».

Os trabalhos começam com uma visita e prova surpresa nas Caves do Solar de São Domingos, onde será servido o jantar.

Na segunda-feira, dia 21, a alvorada é para uma reunião de trabalho entre os escanções. O local eleito é o Museu do Vinho Bairrada, onde se seguirá uma prova “inaugurada” pelo Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada e orientada por Osvaldo Amado, enólogo convidado pela sua vasta experiência a produzir vinhos e espumantes na região e envolvimento em projetos tão diferentes como a Adega de Cantanhede, a Quinta do Encontro, a Quinta do Ortigão e a Quinta dos Abibes.

O destino seguinte são as Caves São João, onde o grupo vai começar por almoçar ao sabor dos néctares do produtor anfitrião. Sendo a Baga a casta rainha da região, a sua presença é incontornável. Sob o tema "Bagas da Bairrada com Idade”, o enólogo José Carvalheira vai seduzir os presentes, fazendo desfilar um rol de preciosidades antigas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip