Atmosfera controlada para pequenos frutos

Por: Justino Sobreiro, Van Amerongen,

O princípio da armazenagem longa em atmosfera controlada assenta no pilar da minimização da atividade respiratória dos frutos. As condições gasosas, como o oxigénio (O2), dióxido de carbono (CO2) ou etileno (C2H2) devem ser permanentemente monitorizadas. A diminuição do O2 e do C2H2 e o aumento do CO2 diminuem o metabolismo respiratório dos frutos, prolongando a sua vida útil em excelentes condições. A diminuição da atividade respiratória evita também a perda de massa e de água, mantendo os frutos todo o seu peso, sabor e frescura iniciais.

A reação dos frutos à composição gasosa pode ser distinta. Nos frutos climatéricos, onde o etileno tem papel fundamental, a taxa de produção de etileno é elevada, reagindo os frutos à sua presença por aumento da taxa de respiração e libertando mais etileno (processo autocatalítico). Nos frutos não climatéricos a taxa de produção de etileno é baixa e os frutos pouco reagem à sua presença mantendo quase estável a taxa respiratória.

Para a armazenagem ótima de longo prazo cada tipo de fruta requer de condições gasosas particulares, nomeadamente, de O2 e CO2. Com o armazenamento em câmaras frigoríficas de atmosfera controlada (AC) ou de ULO (muito baixo teor de oxigénio) os teores gasosos são mantidos de modo a prolongar a vida útil dos frutos duas a três vezes. O valor máximo de CO2 depende da tolerância de cada fruto ao desenvolvimento de aberrações, alterações de coloração, textura ou aroma. O teor mínimo de O2 depende do início da atividade fermentativa. Um teor de O2 demasiado baixo conduz à morte dos tecidos (visível no núcleo do fruto), ao aumento da respiração anaeróbica ou a alterações gustativas.

O regime de AC/ULO interfere também negativamente no desenvolvimento dos fungos. Com esta tecnologia os frutos exibem menor colonização por fungos ou outras doenças bióticas de forma geral.

A melhor qualidade e o longo armazenamento permite aos produtores receber mais dinheiro pelos seus frutos quando conservados em AC/ULO.

As peras e maçãs são normalmente mantidas em câmaras frigoríficas em regime de AC/ULO. Para pequenos frutos isto é menos conveniente porque a abertura das câmaras para retirar parte do produto interfere nas condições gasosas, que se alteram, para os restantes frutos dentro da mesma câmara.

Assim, a Van Amerongen desenvolveu um sistema revolucionário onde pequenos frutos ou pequenas produções podem ser armazenadas em câmaras frigoríficas normais dentro de paletes especiais (sistema Palliflex 300). As condições gasosas são mantidas individualmente para cada tipo ou condição da fruta. O sistema Palliflex 300 pode ser utilizado no armazenamento de pequenos frutos: framboesa, groselha, mirtilo, cereja e também para diospiro, romã ou distintos tipos de vegetais.

p8 fig1

Armazenagem de pequenos frutos

Os pequenos frutos pela elevada relação superfície/massa, tendem a perder rapidamente água exibindo um aspeto pouco fresco. Para o evitar, o passo fundamental é o arrefecimento rápido para se atingir a temperatura mais adequada a cada produto. O arrefecimento deve acontecer imediatamente após a colheita, se possível ainda no campo. A utilização posterior de condições gasosas adequadas a cada tipo de pequeno fruto torna possível pelo menos duplicar o seu período normal de armazenamento. Dentro de cada unidade/palete as condições de humidade relativa devem ser mantidas através da circulação gasosa e do filme protetor, de forma a minimizar as perdas de água dos frutos ou o aumento de podridões.
No quadro seguinte são apresentadas temperaturas e condições gasosas otimizadas para este sistema de armazenamento
em AC/ULO.

p8 fig2

Palliflex 300 - duplicar ou triplicar o período de armazenamento dos pequenos frutos

Com o sistema Van Amerongen Palliflex 300, até 300 paletes podem ser armazenadas a curto ou longo prazo sob vários regimes de atmosfera controlada. Este sistema é o ideal para o armazenamento de pequenos frutos, lotes de fruta e vários tipos de vegetais. A simplicidade deste sistema representa um grande avanço no estado da arte atual das técnicas de armazenagem em pequenos frutos e pelo menos duplica a vida útil dos frutos. Os frutos são mantidos em ótimas condições de humidade desfavorecendo o desenvolvimento dos fungos, mantendo toda a sua frescura inicial e beneficiando o mercado com a oferta por um período de tempo mais dilatado.

O sistema Palliflex 300

Cada unidade Palliflex engloba a cobertura e uma palete plástica especial onde podem ser colocadas caixas ou embalagens. A cobertura estanque é fabricada em plástico transparente e colocada sobre o produto nas paletes especiais, podendo atingir até 4.5 m de altura. As paletes têm as medidas normais de 1.0 x 1.2 m e, dependendo do tipo de produto, podem armazenar até uma tonelada. Cada unidade é ligada ao sistema central e as condições gasosas sob a cobertura são medidas várias vezes ao dia pelo dispositivo de controlo que corrige os teores gasosos, se necessário, introduzindo CO2, ar ou removendo o O2. O sistema é dotado de um módulo para calibragem automática dos sensores que realiza a operação semanalmente. Cada câmara frigorífica é equipada com um sistema de ventilação automática e um sistema de monitorização gasoso que é acionado caso exista alguma fuga inadvertida em alguma unidade/palete.

Estes dispositivos permitem a segurança total do sistema Palliflex 300. A ligação ou a remoção das unidades/paletes é realizada de forma a manter sempre a estanquicidade das unidades/paletes.

p8 fig3

Palliflex 300 em resumo

    -    Condições gasosas por palete;
    -    Sem contaminações por fungos ou compostos aromáticos;
    -    Mantém os teores de CO2 ou O2 quando se ligam ou desligam as unidades;
    -    Modular; entre 10 e 300 unidades;
    -    Poupança de 50% na instalação comparado com sistemas tradicionais;
    -    Utiliza 70% menos tubos;
    -    Segurança contra condições gasosas perigosas (ventilação imediata);
    -    Medição opcional da temperatura em cada unidade;
    -    Flexível e modular.

p8 fig4

O sistema Palliflex 300 é modular e pode ser acoplado a um mínimo de 10 e um máximo de 300 unidades. Este sistema pode ser facilmente alargado. A unidade de controlo básica é equipada com três circuitos de medição com possibilidade de operar 100 unidades cada. As paletes podem ser armazenadas em camaras frigoríficas de ar normal o que fornece uma excelente flexibilidade de acesso a lotes e permite o envio de pequenas quantidades. Deste modo, é possível satisfazer sequencialmente os mercados globais e assim preencher a procura crescente por este tipo de produtos mais delicados e sensíveis.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip