Assunção Cristas visita projeto florestal em Vila Pouca de Aguiar

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, esteve em Vila Pouca de Aguiar a 29 de junho, no âmbito do projeto de beneficiação florestal em Monteiros (freguesia do Bragado).

A apresentação da iniciativa decorreu nas instalações do Centro Hípico de Pedras Salgadas.

Duarte Marques, da Aguiarfloresta, apresentou o projeto que também tem como parceiros o Conselho Diretivo de Monteiros, o Centro Pinus e o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e que visou a intervenção mecânica para alinhamento de 250 hectares de pinhal.

Já a avançar no terreno está um novo projeto de intervenção, desta feita, numa área de cerca de cinco mil hectares que abrange as freguesias de Bragado, Capeludos de Aguiar e a união de freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros que, segundo a ministra da Agricultura, terá no PDR 2020 o apoio para dar continuidade ao trabalho desenvolvido nesta área do vale do Tâmega.

Assunção Cristas relevou o saldo positivo do setor florestal e da procura que existe de matéria-prima, em especial de pinheiro-bravo.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, sublinhou a extensão de baldios no território concelhio e a importância do setor florestal na socioeconomia local.

O autarca desafiou ainda todos os agentes envolvidos nas florestas para assumirem responsabilidades no desenvolvimento do setor.

No final da sessão, a comitiva deslocou-se ao terreno para verificar os trabalhos já realizados.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip