Associação ProDouro quer unir e dar voz aos viticultores profissionais do Douro

A Associação de Viticultores Profissionais do Douro (ProDouro) quer ser uma «voz para mudar» a Região Demarcada do Douro (RDD) e lutar para que o proprietário «seja justamente remunerado» pela sua atividade.

douro

A ProDouro nasceu de uma ideia conjunta das empresas Real Companhia Velha e da The Fladgate Partnership, com o intuito de associar os viticultores profissionais do Douro e dinamizar soluções para a RDD.

Para divulgar as suas atividades e dar a conhecer a realidade da RDD, a ProDouro lançou um site, com informação sobre a região, a comercialização, o comunicado de vindima, a legislação e os regulamentos comunitários.

Emite ainda regularmente uma newsletter onde se analisam os temas em discussão na região.

«Acreditamos que os viticultores profissionais estando mais e melhor informados podem ser o motor das mudanças que a região do Douro precisa para que a viticultura do Douro possa ter um século XXI com a prosperidade que os seus vinhos merecem», afirmou, em comunicado, Francisco Tovar, presidente da associação.

Na sua opinião, «é urgente defender a visão dos viticultores profissionais e, assim, dar sustentabilidade aos produtores de uvas de qualidade da região, através da formulação de propostas para o setor, da consequente evolução da competitividade da atividade e da melhoria de eficiência dos operadores».

Os promotores da associação, criada em 2015, defenderam ser «necessário encontrar os consensos ideais que permitam ir abrindo caminhos para um futuro em que, RDD, o 'dono da terra' seja justamente remunerado pela sua atividade».

«É nossa missão unir todas as vozes, ganhando uma voz maior, mais alta e com mais poder de negociação», referiram ainda.

Com 45.000 hectares plantados, o Douro tem a área de vinha mais extensa de Portugal.

Esta é também a região demarcada portuguesa com o maior volume de faturação, tendo em 2016 atingindo os 536 milhões de euros.

Os vinhos do Douro atingiram os 368 milhões de euros de exportações em 2016. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip