Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica aborda a questão da retirada da tutela do bem-estar animal à DGAV

Segundo o comunicado, assinado por várias organizações do setor*, a DGAV, bem como as entidades antecessoras, Direção-Geral dos Serviços Pecuários e Direção Geral de Veterinária, tem vindo, ao longo dos anos, a atualizar as normas de bem-estar animal e tem contribuído, na sua atuação, para uma melhoria significativa no controlo e fiscalização do cumprimento das mesmas, tanto nas espécies domésticas como pecuárias.

Bovinos

"O seu trabalho só não foi mais longe por manifesta falta de meios humanos e materiais", apontam. "O provimento desses meios deve ser a prioridade, para permitir uma ação mais eficaz".

"Os profissionais do setor (biólogos, engenheiros agrónomos, engenheiros zootécnicos e médicos veterinários) desempenham um papel fulcral no panorama da proteção e bem-estar animal, em todas as suas vertentes, como profundos conhecedores da saúde animal. As suas atividades abrangem áreas do conhecimento tão diversas como a fisiologia, a reprodução, a nutrição, o melhoramento genético, a gestão das explorações, a tecnologia alimentar, a higiene e sanidade e o bem-estar animal", reforçam. "Para além de preservarem a saúde e bem-estar dos animais, os profissionais do sector atuam também na preservação da saúde pública, pelo controle de zoonoses e pela inspeção dos produtos de origem animal de consumo humano".

Dados os últimos acontecimentos, e na sequência da demissão do Diretor-Geral da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), Fernando Bernardo, as entidades abordam a proposta de criação de uma direção-geral autónoma para a proteção e bem-estar animal. 

"Consideramos, enquanto entidades científicas e profissionais (...), desajustada e incoerente a intenção de retirar da tutela da DGAV a proteção e o bem-estar animal, uma vez que, seria gravemente danosa a perda do conhecimento e experiência dos profissionais desta entidade para a ciência animal, para além da separação de outras áreas fundamentais para os animais de companhia e de produção (entre outras, higiene e sanidade, identificação e registo, conservação e melhoramento), por forma a garantir precisamente as condições de bem-estar dos mesmos", defendem.

Em jeito de conclusão, afirmam que estão "sempre disponíveis para continuar a colaborar com a DGAV e para participar num possível grupo de trabalho de abordagem ao tema".

* Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ);  Associação Portuguesa de Buiatria (APB);  Associação Portuguesa de Ciência Avícola (APCA); Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC); Sociedade Científica de Suinicultura (SCS); Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais (SPREGA); Sociedade Portuguesa de Reprodução Animal (SPRA); Associação Portuguesa de Cunicultura (ASPOC) e Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip