Área de milho com tendência para a estabilização

Segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativo a agosto, as sementeiras de milho de regadio decorreram com algum atraso, resultante das interrupções que a precipitação nos meses de abril e maio provocou nos trabalhos de instalação da cultura.

Milho

No litoral Norte e Centro, a conclusão dos trabalhos apenas ocorreu no início de junho, sendo que, em alguns casos, os produtores optaram por cultivares de ciclo mais curto (com classe FAO6 1400 ou menos, i. e., com a duração do ciclo cultural inferior a 115 dias).

A área semeada deverá ser semelhante à da campanha anterior, situada nos 76 mil hectares de milho de regadio e 7 mil de milho de sequeiro.

De referir que esta commodity terá atingido um equilíbrio em termos de área instalada (entre os 76 e os 80 mil hectares desde 2016), situação à qual não será alheia a estabilização dos preços médios no mercado internacional a partir de 2014.

As searas apresentam bom desenvolvimento vegetativo e coloração intensa. As sementeiras mais precoces estão já em fase de floração, mas a maioria das searas estão ainda em fase de emborrachamento.

Pastagens e forragens com produção superior ao normal

As pastagens de sequeiro completaram o ciclo vegetativo, com a natural diminuição significativa de biomassa disponível e do seu valor nutritivo. As condições climatéricas ocorridas durante a primavera foram favoráveis ao desenvolvimento das pastagens e promoveram um aumento de biomassa na generalidade das culturas destinadas à alimentação dos efetivos pecuários.

A produção forrageira foi superior a um ano normal (globalmente prevê-se que 20% superior), com impacto positivo nas disponibilidades alimentares das explorações em pastoreio direto e, simultaneamente, na obtenção de alimentos conservados (palhas, fenos, feno-silagens e silagens), que estão já a ser utilizados nas explorações situadas em zonas mais marginais (solos pobres) ou com encabeçamentos mais elevados.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip