Área de cereais de inverno em queda

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativamente ao mês de fevereiro, prevê-se, face à campanha anterior, uma redução na área semeada de 5% no trigo mole e aveia, de 10% no triticale e cevada e de 15% no trigo duro.

Cereais

Quanto ao centeio, a área deverá ser próxima da instalada em 2019, cerca de 16 mil hectares.

Após a interrupção em dezembro, por não estarem reunidas as condições agronómicas mínimas para a sua realização (solos encharcados), foram retomados na primeira quinzena de janeiro os trabalhos de instalação dos cereais de inverno, estando já praticamente concluídos.

Estas previsões seguem a tendência das últimas sete campanhas de decréscimo da área semeada de cereais de inverno, colocando a atual como a que apresenta a menor área desde que existem registos sistematizados (1918).

Cereais de outono/inverno com desenvolvimento regular

As germinações dos cereais para grão foram boas, com as searas a apresentarem povoamentos regulares. As mais adiantadas encontram-se na fase de afilhamento, com um desenvolvimento vegetativo normal, tendo o frio da primeira quinzena de janeiro promovido o enraizamento e o surgimento de novos rebentos.

As adubações de cobertura decorreram sem limitações significativas, tendo havido apenas dificuldades na sua realização, devido ao encharcamento, nas searas instaladas em solos mais delgados, em zonas baixas ou em parcelas com problemas de drenagem.

Estima-se para a aveia (cereal de sementeira mais precoce e, consequentemente, o que apresenta maior avanço no ciclo de desenvolvimento) um aumento de 5% no rendimento unitário face a 2019, para produtividades próximas da média do último quinquénio.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip