Arcos de Valdevez: autoridades mostram potencialidades de «drones» no controlo de doenças da vinha

Artigo Técnico

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai testar no sábado (14 de março), numa demonstração pública em Arcos de Valdevez, as potencialidades da utilização de meios aéreos não tripulados na deteção de doenças que afetam o setor vitivinícola.

De acordo com a fonte da Secretária de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar a experiência surge na sequência do projecto-piloto iniciado o ano passado por aquela força policial de utilização de «drones» na vigilância e prevenção de fogos florestais.

A mais-valia da aplicação daquela tecnologia à fileira do vinho poderá originar, segundo aquela fonte, uma candidatura a apresentar aos novos fundos europeus do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020).

A candidatura conjunta integrará, adiantou, o Instituto Nacional de Investigação Agrária, a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), a GNR, empresas especialidades naquela tecnologia e outras entidades do setor vitivinícola.

No sábado, em Arcos de Valdevez a demonstração a realizar pela GNR vai decorrer as potencialidades daqueles meios aéreos na deteção da flavescência dourada da videira, uma doença muito grave que provoca a morte da vinha.

A sessão vai decorrer na Estação Vitivinícola Amândio Galhano, um centro de experimentação e investigação vitivinícola criado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) naquele concelho do distrito de Viana do Castelo.

Segundo a fonte daquela secretaria de Estado trata-se de um método de monitorização «mais ágil» das doenças que afetam a vinha e com resultados «mais rápidos» na delimitação e tratamento das mesmas.

Explicou que a possibilidade de utilização de «drones» na fileira do vinho surge na sequência do projeto-piloto lançado no Alto Minho, em outubro de 2014, de aplicação daquela tecnologia à prevenção e combate a incêndios florestais.

Aquele projeto que permite através de um sistema informático operar a aeronave à distância foi apresentado no Centro de Meios Aéreos (CMA) dos Arcos de Valdevez, na freguesia de Tabaçô.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip