Apresentação do Congresso Europeu de Agricultura Biológica 2021

A 15ª edição do maior evento anual sobre a agricultura biológica será realizada e transmitida em direto de Lisboa, de 16 a 18 de Junho, e terá como tema principal “A contribuição da Agricultura Biológica no Pacto Ecológico Europeu”.

congresso agricultura biológica

Revestindo a forma híbrida, este evento gratuito irá decorrer online, sendo o primeiro dia, o único dia “físico”, transmitido em direto do Pátio da Galé em Lisboa. Organizado pela Agrobio e o IFOAM Organics Europe, este Congresso irá debater se a nova Política Agrícola Comum (PAC) juntamente com as ambições a nível nacional integradas nos planos estratégicos propostos para a PAC estão alinhados com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

Serão também explorados temas como: o impacto da agricultura biológica na mitigação das alterações climáticas, os sistemas alimentares mais sustentáveis e a melhor forma de o conseguir, a nova regulamentação sobre a agricultura biológica para compreender o que irá mudar, e finalmente, as perspetivas a longo prazo para o desenvolvimento das áreas rurais.

Serão dedicadas 6 sessões para que os interessados possam interagir e beneficiar do conhecimento e da experiência de grandes oradores e moderadores acerca do desenvolvimento das políticas em matéria de agricultura biológica, que apresentamos abaixo:

1º Dia: 16 Junho

A nova PAC e o Pacto Ecológico Europeu:Quão distantes estão eles?

O objetivo desta sessão é de analisar até que ponto a nova PAC e as ambições nacionais integrados nos planos estratégicos propostos para a PAC estão alinhados com os objectivos do Pacto Ecológico Europeu, nomeadamente a meta de 25% dos terrenos em modo de produção biológico a atingir até 2030.

Agricultura Biológica em Portugal

Nesta sessão, dedicada a Portugal, serão apresentadas as várias áreas, sustentadas em casos reais, que demonstram a evolução e o impacto da Agricultura Biológica em Portugal, projetando as perspetivas de desenvolvimento rumo a 2030. A abordagem começará com uma questão de grande interesse, nos dias que correm, que é a relação da agricultura biológica com a saúde, para compreendermos qual é a sua influência sobre a saúde pública, expondo por fim a questão da alimentação biológica nas escolas públicas. Nesta sessão será também discutida a conversão para a Agricultura Biológica de forma a atingir os objetivos de 25% das terras em modo de produção biológico até 2030, contemplando os principais desafios que este objectivo comunitário implica, colocando o foco em projetos de demonstração e, por fim, apresentando a Bio-Região de Idanha-a-Nova.

2º Dia: 17 Junho

A mitigação das alterações climáticas e a fixação do carbono na agricultura: Qual é o grau correto para essa ambição?

Os oradores discutirão sobre a questão da “neutralidade climática” para analisar até que ponto se trata de um objetivo viável e desejável para o sector da agricultura, tendo em conta a ênfase atual em volta da eficiência e dos riscos das contrapartidas em relação aos objetivos de biodiversidade. Nesta sessão, será também discutido o potencial realístico para a fixação do carbono nos solos, a necessidade de salvaguardas para assegurar a integridade ambiental, e o desenvolvimento de políticas adequadas para assegurar que as acções contra as alterações climáticas no sector da agricultura contribuem ao mesmo tempo para a adaptação, a resiliência e a protecção da biodiversidade.

Rumo a sistemas alimentares mais sustentáveis

Apesar de ser amplamente reconhecida a necessidade de transitar para sistemas alimentares mais sustentáveis, ainda não foi atingido o consenso sobre como chegar a esse ponto. Durante esta sessão, serão analisados de que forma os sistemas alimentares podem ser sustentáveis e qual a melhor maneira de o conseguir. Iniciativas tais como o plano de ação biológico, contratos públicos sustentáveis e outras estratégias do tipo “desde a exploração agrícola até à mesa” estarão no palco central.

3º Dia: 18 Junho

A nova regulamentação sobre a agricultura biológica (EU) 848/2018: O que irá mudar?

A nova regulamentação sobre a agricultura biológica (EU) 2018/848 está a ser implementada desde Janeiro de 2021. Esperam-se muitas mudanças para o sector da agricultura biológica nos próximos meses. Esta sessão estará focada sobre os principais desafios que os operadores da vertente biológica terão de enfrentar para manter as conformidades com as regras comunitárias. Será também aprofundado o impacto que essas alterações terão na forma de atingir os objetivos comunitários dos 25% das terras em modo de produção biológico até 2030.

Desenvolvimento rural: perspetivas a longo prazo para as áreas rurais

A atracção e o desenvolvimento futuro das zonas rurais irá depender em grande parte da melhoria do clima e do desempenho ambiental das actividades agrícolas. O Congresso deste ano irá terminar com uma sessão que irá explorar de que forma as iniciativas relacionadas com as regiões de agricultura biológica, as ditas bio-regiões, os laboratórios vivos e as demonstrações em explorações agrícolas podem contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais e o sucesso do Plano de Acção Biológico.

As inscrições para participar neste evento (biológico) único, que reúne responsáveis políticos e intervenientes de toda a Europa, já se encontram a decorrer, através do link.

Finalmente, poderá encontrar mais informações no site do Congresso Europeu de Agricultura Biológica: https://europeanorganiccongress.bio . www.agrobio.pt e redes sociais: facebook e Instagram

congress@organicseurope.bio www.europeanorganiccongress.bio

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip