CAP participou na grande manifestação "20M", em Madrid, em defesa do Mundo Rural

Uma delegação da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), liderada pelo Secretário Geral, Luís Mira, participou, no domingo, dia 20 de março, na grande manifestação que juntou, nas ruas de Madrid, organizações representativas do setor agroflorestal de toda a Península Ibérica. Esta mobilização, convocada pela plataforma #20Mrural, quer dar nota da força do Mundo rural, juntando representantes do setor agrícola, da pecuária e das demais atividades relacionadas.

A organização desta manifestação diz que o objetivo foi destacar o caráter estratégico da profissão agrícola e pecuária e das demais atividades relacionadas, tanto na hora de produzir alimentos de qualidade, diversos, saudáveis, seguros e a preços acessíveis, como na conservação e proteção do meio ambiente, da paisagem natural e da biodiversidade, e também no desenvolvimento económico e social do meio rural, que ocupa cerca de 85% de todo o território.

Convocada há meses, esta manifestação em defesa do Mundo Rural ganha, particular relevância, atendendo ao momento sem precedentes que o setor agrícola atravessa em toda a Península Ibérica: a uma situação de seca grave e severa, a que se veio a juntar o aumento sistemático, no último ano, dos custos com a energia, combustíveis e fatores de produção (nomeadamente, adubos, fertilizantes e alimentação para os animais), junta-se agora o impacto imprevisível do conflito bélico entre a Rússia e a Ucrânia, que está a provocar a disrupção da cadeia de abastecimento e agravar a escalada de preços. Os efeitos combinados de tão graves circunstâncias estão a colocar o setor agrícola e demais atividades sob uma pressão insustentável.

Luís Mira, Secretário Geral da CAP, afirma: "A CAP junta-se, solidária com a situação exigente que o setor atravessa, à sua congénere espanhola e a dezenas de associações agrícolas e representativas do mundo rural numa demonstração de apoio à produção que terá grande expressão pública. Somos países vizinhos, sendo Espanha o nosso principal parceiro comercial. Já vínhamos a ser penalizados por causa da pandemia e da inflação crescente e ambos sofremos de uma seca extrema, gravíssima, cujos impactos não foram encarados com medidas adequadas por parte dos nossos dois países. Em cima deste cenário exigente, estamos em guerra, com um brutal aumento dos preços das matérias-primas, da energia e dos combustíveis.”

Esta manifestação pretende também mostrar a vitalidade e a importância de um setor que, ao longo dos últimos anos, tem sofrido sistemáticos ataques por parte de partidos políticos extremistas que, sob a capa de ideologias animalistas radicais, atentam contra a Agricultura e contra o Mundo Rural.

“Estamos ao lado do mundo rural espanhol, porque as nossas dificuldades são as mesmas. Ou melhor, as delessão ainda maiores, uma vez que a ideologia animalista que foi derrotada em Portugal nas eleições legislativas de janeiro deste ano, está, em Espanha, a condicionar muita da agenda política. Em cima da ‘tempestade perfeita’ que estamos a viver, os agricultores espanhóis enfrentam um conjunto de ameaças, vindas do Parlamento espanhol, e que colocam em causa todo o setor produtivo e o modo de vida do meio rural. Temos, por isso, de estar juntos e ao lado de quem defende o mesmo que nós: um Mundo Rural vivo, sustentável, resiliente e capaz de responder ao maior bem-comum, a produção de alimentos”, conclui o Secretário Geral da CAP.

A organização da manifestação "20M" já veio publicamente congratular-se com a participação da maior confederação portuguesa de agricultores, que representa mais de 250 associados nacionais, vincando que se trata de mais uma demonstração de força do Mundo Rural ibérico.

A Agricultura não parou durante a pandemia, garantindo a todos o acesso a alimentos variados, de qualidade, seguros, o que revela a importância de se criar uma cadeia de produção forte, que dê resposta às necessidades das sociedades. No próximo domingo, os diversos agentes do Mundo Rural, de toda a Península Ibérica, vão mostrar a força do setor agroflorestal, das atividades e das populações que o compõem, sublinhando a sua importância enquanto motor económico e sustentáculo de um tecido social vivo, dinâmico e resiliente.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip