ANIPLA celebra o Dia Internacional da Biodiversidade

A biodiversidade é um bem precioso para o equilíbrio dos ecossistemas naturais. No dia em que se assinala o dia internacional da Biodiversidade, e num ano marcado por complexos desafios económicos e sociais, a ANIPLA relembra o papel crucial do setor agrícola na produção de alimentos seguros e, por consequência, na vitalidade do planeta.

Agricultura

Num ano em que também se assinalam as celebrações da Sanidade Vegetal, a segurança alimentar assume um papel central e, em plena crise, o sector agroalimentar prova a sua importância na preservação e segurança ambiental. enquanto faz chegar alimentos seguros a uma população que não pára de crescer. Aumentar a produtividade agrícola enquanto se mantém, ou promove a biodiversidade, representa um enorme desafi­o para a humanidade e faz dos agricultores os verdadeiros guardiões da terra.

Produzir a quantidade de alimentos necessária, assegurando a defesa dos solos, altamente ameaçados pelas alterações climáticas e outros factores externos, é uma luta efetiva, assumida na linha da frente pelo sector agrícola. Trabalhar sem parar, com necessidades crescentes e num combate permanente a doenças, pragas e infestantes, que teimam em pôr em causa os níveis de produção, lembra-nos, uma vez mais que é fundamental aliar ciência e tecnologia, num universo cada vez mais exposto a eventos com consequências ambientais imprevisíveis e inesperadas. 

Perante um cenário de pandemia como o que se vive actualmente, adensa-se, talvez mais do que nunca, a importância do sector agrícola e da indústria na defesa de um lugar que é de todos: o planeta. Confrontados com crescentes necessidades e desafios, e em permanente evolução, voltam a sobrepor-se as questões: como poderemos alimentar-nos a todos, evitando a sobrecarga dos recursos?E assegurar alimentos seguros, perante um território que não expande?

Não sendo uma resposta fácil, no dia em que se assinala a defesa da biodiversidade, a ANIPLA relembra: a adoção de metodologias e o uso de ferramentas que assegurem a melhor gestão agrícola podem ser factor chave no combate aos inimigos das culturas (evitando perdas),  na preservação e manutenção da fauna, flora e de uma alimentação segura. A adoção de boas práticas agrícolas e o apoio da investigação e da ciência, correm lado a lado neste permanente caminho de protecção da biodiversidade.

Para António Lopes Dias, Director Executivo da ANIPLA, «importa marcar esta e outras datas, associadas à defesa do planeta, relembrando que alimentar toda a população de forma segura e suficiente não é um dado adquirido. Há uma necessidade que urge, de dia para dia, de combater a fome a nível global, optimizando os recursos e a sua exploração, pelo que, governos, indústria, produtores, ciência e tecnologia são chamados a alinhar-se perante um desafio cada vez maior: alimentar o planeta, preservando em simultâneo as respectivas espécies. Mais do que nunca, só trabalhando a uma só voz e com metas transversais conseguiremos alcançar estes objectivos e mudar o paradigma da percepção que hoje tem junto de grande parte da opinião pública».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip