Anadia: “Encontro com o Vinho e Sabores” chega em setembro

Entre 11 e 13 de setembro, o Velódromo de Sangalhos, em Anadia, acolhe, pelo terceiro ano consecutivo, o “Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada”.

Num ano em que se celebram 125 anos desde o lançamento do primeiro espumante da região, os promotores prometem «surpreender pelas novidades».

A começar pelo projeto ‘Baga Bairrada’, que a Comissão Vitivinícola da Bairrada apresentou a 28 de julho na Sala Ogival da ViniPortugal, em Lisboa, e que vai ter um espaço de divulgação próprio, não obstante o facto de os espumantes estarem à prova nos stands de cada produtor.

Este ano, e para reforçar a celebração, realiza-se pela primeira vez em Portugal um concurso inteiramente dedicado aos espumantes.

O Concurso de Espumantes Bairrada 2015 tem lugar na sexta-feira (11 de setembro) de manhã e abre as hostes do ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015’, cuja inauguração oficial acontece nesse mesmo dia às 17h00.

A destacar como novidade desta 3.ª edição, também dedicado aos vinhos mas no contexto gastronómico, está o ‘Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015’, cuja entrega de prémios acontece no último dia do certame.

Vinhos e sabores: uma feira que mostra o melhor da região

O ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada’ teve a sua primeira edição em 2013.

A iniciativa surgiu de uma vontade conjunta de promover o que de melhor a região tem, capitalizando para reafirmar a identidade Bairrada «através da promoção dos seus produtos mais emblemáticos, como sejam os vinhos e espumantes Bairrada – com certificação de Denominação de Origem –, mas também a sua gastronomia ímpar, com destaque para o leitão da Bairrada, o pão da Mealhada e a doçaria regional: ovos moles de Aveiro, Amores da Curia, queijadas de Águeda, Folar de Vale de Ílhavo, entre outras iguarias», recorda a organização, em comunicado.

Este é um evento que atrai milhares de visitantes e que «pretende valorizar a imagem da região numa oferta turística integrada onde as valências de enoturismo, do turismo termal, hotelaria e restauração constituem um factor dinamizador».

A entrada no ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015’ é gratuita, muito embora seja necessário adquirir o copo do evento – por três euros – para degustar os vinhos e espumantes em prova livre.

De 9 a 13 de Setembro, a organização do “Encontro com o Vinho e Sabores 2015” tem prevista uma ação de promoção em mais de trinta restaurantes dos concelhos de Anadia, Mealhada, Coimbra e Aveiro.

O evento é uma organização conjunta da Turismo do Centro de Portugal, da Comissão Vitivinícola da Bairrada e do Município de Anadia e apoio da Rota da Bairrada, Instituto da Vinha e do Vinho, ViniPortugal, entre outras entidades. 

Saiba mais sobre o projeto "Baga Bairrada" aqui:

Bairrada cria regras de produção para espumantes Baga

Projeto "Baga Bairrada" promove espumantes da região

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip