Anadia celebra 125 anos do espumante Bairrada

A 27 de novembro o cineteatro de Anadia acolhe um seminário e mesa redonda comemorativos dos 125 anos do espumante Bairrada.

O evento é promovido pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, Município de Anadia, Rota da Bairrada, Confraria dos Enófilos da Bairrada, Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada e o Turismo Centro de Portugal.

A Sustentabilidade da Viticultura na Bairrada e a Diferenciação dos Vinhos Espumantes Bairrada serão os grandes temas em debate no seminário.

Na mesa redonda discutir-se-á a “Fileira do Vinho-Espumante, da Uva à Garrafa”.

As inscrições podem ser efetuadas através do portal da DRAPCentro.

A produção de vinhos espumantes iniciou-se na Bairrada em 1890, por iniciativa do engenheiro agrónomo José Maria Tavares da Silva, nas instalações da então Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada, em Anadia, hoje Estação Vitivinícola da Bairrada, na qual foi o primeiro diretor.

Tavares da Silva, já em 1885, realizou diferentes experiências com vinhos da casta malvasia fina, com o objetivo de os tornar espumosos ou “champanhizantes”.

A partir de 1923, a divulgação dos estudos de química-enológica do então diretor da EVB, Mário Pato e seus colaboradores, e a assistência à vitivinicultura prestada pelos laboratórios da Estação e pelos cursos intensivos de vinificação, desde 1929, tem contribuído para o desenvolvimento de vinhos espumantes de alta qualidade na região da Bairrada.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip