Amarante é palco de workshop “Shiitake em Troncos”

A 21 de maio terá lugar nas instalações da Junta de Freguesia de Fregim, em Amarante, um workshop de produção de cogumelos que nascem nas árvores (Shiitake em Troncos).

cogumelos

O evento, promovido por A Nossa Quinta, é dedicada a futuros produtores de cogumelos shiitake e a todos aqueles que tenham interesse e curiosidade por agricultura biológica, em especial por esta cultura.

Serão abordados os princípios essenciais da produção de shiitake em troncos de madeira e dada a conhecer em pormenor a exploração conjunta do grupo A Nossa Quinta.

A complementar os métodos de produção, realiza-se um almoço confecionado e servido na exploração, dando a oportunidade aos participantes de colocar a mão na massa e aprender também alguns truques culinários para a confecção desta espécie de cogumelo.

A componente teórica será apresentada entre as 10h00 e as 12h30 nas instalações da Junta de Freguesia de Fregim.

Temas abordados no workshop:

- O cogumelo Shiitake (os diferentes tipos de produção, as várias estirpes, as diferenças e condições ideais de produção de cada estirpe);

- Produção em troncos de madeira (princípios e condições essenciais);

- Fases de produção (preparação dos troncos e inoculação, controlo do ambiente - humidade e temperatura, formação de primórdios, desenvolvimento do cogumelo e colheita);

- Pós-colheita (manuseamento, embalamento e conservação);

- Controlo de doenças e contaminações.

O workshop tem um custo de 70 euros por pessoa, com desconto de 5% para quem fizer a inscrição antecipada (até 15 de maio) e 5% para quem trouxer um amigo.

Está reservado a um máximo de 25 participantes.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail geral@anossaquinta.com. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip