Alqueva: sessões com agricultores

Vão ter lugar, a partir do próximo dia 6 de novembro, um conjunto de nove sessões para apresentação do Modelo Participativo dos Perímetros de Rega de Alqueva aos agricultores dos perímetros de rega geridos pela EDIA, tendo sido convocados os cerca de 6 mil agricultores abrangidos por estas infraestruturas.

alqueva

Estas sessões são abertas a todos os agricultores e proprietários, e pretendem abordar, para além das informações gerais de apoio ao agricultor, também a avaliação de satisfação do serviço prestado pela EDIA e o novo tarifário da água.

A primeira sessão decorrerá dia 6 de novembro, no auditório da EDIA, pelas 11h00, seguindo-se Ferreira do Alentejo, às 15h00.

Dia 7 será a vez de Ervidel, às 11h00, e São Manços, às 15h00.

Dia 13 de novembro as sessões de correrão em Pias e Serpa, às 11h00 e às 15h00, respetivamente.

As ultimas três sessões decorrerão dia 14 de novembro no auditório da EDIA, em Beja, às 09h00, às 1:00 e às 15h00.

Estas sessões surgem numa altura em que a campanha de rega se aproxima do fim, sendo possível desta forma fazer um balanço do serviço prestado aos agricultores.

Recorde-se que Alqueva esteve a garantir o regular fornecimento de água às áreas diretamente servidas pelo Empreendimento e aos perímetros confinantes durante um período extremamente crítico do ponto de vista climatérico, cumprindo a sua principal função associada à Reserva Estratégica de Água, elemento diferenciador de outros perímetros de rega existentes.

Nesta data Alqueva apresenta uma reserva utilizável de água com cerca de 1850 milhões de metros cúbicos (58% da capacidade útil da albufeira ou 69% da capacidade total), ou seja, se o cenário for semelhante ao dos últimos três anos, com afluências a Alqueva extremamente baixas, a água armazenada será suficiente para garantir a sua regular distribuição durante mais três anos de seca. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip