Almeirim avança com processo para certificação da “caralhota”

A Câmara de Almeirim entregou ao Ministério da Agricultura o caderno de especificações para a certificação da “caralhota”, pequeno pão cozido em forno de lenha seguindo «métodos de fabrico ancestrais».

caralhotas

A entrega decorreu durante a cerimónia de inauguração da requalificação das antigas instalações do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV) em Almeirim, que acolhem, desde 2014, a sede da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Tejo.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, no distrito de Santarém, disse à Lusa que o arranjo do edifício para onde se mudou a sede da CVR Tejo em 2014 permitiu dar outras condições e ampliar as instalações, onde funcionam igualmente a Rota dos Vinhos do Tejo e a Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo, permitindo a criação de um espaço para venda de vinhos e uma zona multifuncional.

O autarca entregou p caderno de especificações para a certificação da “caralhota” ao secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, para submissão à aprovação da União Europeia.

Além do pão, Almeirim tem a correr os processos para certificação de outros produtos do concelho, como a Sopa da Pedra e o melão.

Pedro Ribeiro afirmou que a requalificação do edifício que acolheu no passado os escritórios e as oficinas do IVV permite concentrar no mesmo espaço várias entidades relacionadas com um setor que é fundamental para o concelho.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip