Alimentos foram mais baratos em 2016

cereais

De acordo com a FAO, o preço mundial dos alimentos desceu devido à quebra nos cereais, carnes e laticínios pelo quinto ano consecutivo.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization) divulgou as últimas informações em relação aos preços dos alimentos a nível mundial, indicando que em 2016, pelo quinto ano consecutivo, o preço dos alimentos desceu.

Com base no Índice de Preços de Alimentos, a análise da organização indicou que os preços dos principais produtos alimentares caíram para uma média de 161,6 pontos, cerca de 1,5% abaixo dos seus níveis de 2015.

Em causa está a diminuição nos cereais, carnes e laticínios e o aumento nos açúcar e nos óleos vegetais. De acordo com as Nações Unidas, os preços mantiveram-se estáveis em dezembro, em que o índice encontrava-se quase nos 172 pontos, inalterado em relação ao mês de novembro.

“As incertezas económicas, incluindo as movimentações nas taxas de câmbio, provavelmente vão influenciar ainda mais este ano o mercados de alimentos”, referiu o economista da organização inserida nas Nações Unidas, Abdolreza Abbassian.

Ao que a FAO apontou, durante o ano de 2016, registou-se uma queda anual de 1,5% no índice que mede as mudanças mensais de uma cesta de cereais, oleaginosas, produtos lácteos, carne e açúcar.

O açúcar teve uma subida nos preços de cerca de um terço ao longo do ano, que se deve ao facto de o real ter desvalorizado face ao dólar e ao acréscimo esperado na produção da principal região produtora de cana-de-açúcar do Brasil, conforme explicou a agência Reuters.

Os preços dos cereais diminuíram significativamente durante o ano, altura em que se encontraram 39 pontos percentuais abaixo do pico de 2011. Quanto ao custo do óleo vegetal, atingiu o patamar mais alto desde julho de 2014 em dezembro.

Fonte: Observador

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip