Alfândega da Fé: projeto de regadio serve 500 hectares agrícolas

Um grupo de proprietários agrícolas do concelho de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, uniu-se para um projeto de regadio que vai permitir levar água a cerca de 500 hectares de terrenos agrícolas.

A Junta de Agricultores de Vilar Chão/Parada já está formalizada e conta com o apoio da Câmara, o que vai permitir candidatar a fundos comunitários (através do PDR 2020) o projeto que se estima possa até seis milhões de euros.

Eduardo Tavares, vice-presidente da autarquia, diz que este projeto é uma ideia antiga e que agora vai servir para regar uma zona agrícola importante no concelho de Alfândega da Fé, devido às culturas ali existentes.

«Para além da adutora, e do aproveitamento da barragem da Camba, este projeto permite ainda a construção de uma nova albufeira numa linha de água paralela a outra que existe naquela região, o que permitirá um aproveitamento das reservas hidrológicas existente na serra de Bornes», destacou.

«A área de Vilar Chão/Parada tem um grande potencial agrícola para culturas como o amendoal e ou olival, mas igualmente para a plantação de cerejal e vinha», vincou.

Este projeto inclui infraestruturas já existentes como a barragem da Camba e o aproveitamento de uma conduta de abastecimento que transporta a água de Vale de Pereiro e Saldonha.

«A futura adutora terá uma extensão de mais de 14 quilómetros vai permitir servir todo o planalto de Vilar Chão, onde existe um núcleo forte de empreendedores agrícolas, fazendo todo sentido este projeto», acrescentou o autarca.

O complexo hídrico vai permitir levar água a uma área «nobre e com potencial agrícola» no concelho de Alfandega da Fé e daí «haver um impacto económico relevante na região».

Feitas as contas, os responsáveis estimam que o impacto económico naquela região do nordeste transmontano poderá andar nos 800 mil euros por ano. 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip