Alfândega da Fé dá a provar primeiras cerejas num dos piores anos de produção

Os próximos dias são de festa e das cerejas, em Alfândega da Fé, concelho do Nordeste Transmontano que vai dar a provar as primeiras da época, num dos piores anos, com quebras quase totais nas variedades precoces.

cereja

Há 30 anos que o município do distrito de Bragança fez da cereja um símbolo e organiza, em junho, a Festa da Cereja, um dos mais antigos eventos temáticos da região, que se repete entre quinta-feira (9 de junho) e domingo, com animação e produtos da terra.

Num ano em que as quebras de produção de cereja são significativas e em que se registou um atraso na maturação a festa de Alfândega da Fé promete trazer as primeiras cerejas da época, que já são aguardadas com muita vontade, avançou a autarquia local, promotora da iniciativa junto com a Cooperativa Agrícola.

O concelho de Alfândega da Fé não é dos maiores produtores portugueses de cereja, mas tem apostado nesta produção com a plantação de novos pomares e incentivos aos jovens, sendo que o fruto é mesmo a imagem de marca da própria autarquia.

A Cooperativa Agrícola é responsável pela maior área de pomares neste concelho do produtivo Vale da Vilariça, e o presidente, Eduardo Tavares, indicou, em maio, que este ano, nas variedades de cereja precoces as «há perdas quase totais, a atingir mais de 80%».

O dirigente espera que «as quebras nas variedades de meia estação e mais tardias não sejam tão acentuadas». Apesar dos prejuízos, cereja não faltará nos quatro dias da festa, em Alfândega da Fé, a que se juntam outros atrativos, como tasquinhas, artesanato, produtos locais, animação e uma programação diversificada.

Todos os anos é apresentada uma novidade à base da rainha da festa, como já foi uma cerveja, e a reservada para esta edição é «um vinagre de cereja», que a cooperativa agrícola irá apresentar.

O propósito é «aproximar a Festa da Cereja do mundo rural, dando a conhecer atividades e setores que muito contribuem para a dinamização da economia local», indicou o município.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip