Alentejo exportou 4 milhões de litros de vinho para Angola em 2014

vinhos

Mais de quatro milhões de litros de vinho alentejano foram exportados de Portugal para Angola em 2014, representando um aumento de 14%, comparativamente ao ano anterior.

A notícia foi divulgada no Lubango pela representante de marketing da comissão Vitivinícola Regional Alentejana em Angola, Maria Amélia Vaz da Silva, que prestou a informação no âmbito de uma atividade de prova de vinhos realizada terça-feira naquela cidade angolana.

«São dados mais recentes e se isso representar uma média de três euros por garrafa, conseguimos ter uma imagem da faturação. Não temos acesso as estatísticas de venda, mas posso dizer que temos acesso a quantidade de vinho certificado que sai», sustentou.

«Hoje estamos aqui e em outubro em Luanda a fazer as nossas provas anuais e já vimos fazendo há dez anos, mas só desde 2014 começamos a fazer fora de Luanda, sendo que em 2014 foi no Lobito e este ano optamos pelo Lubango, a pedido dos produtores», frisou.

Maria da Silva informou que o objetivo desta atividade é apresentar novas colheitas, novas marcas de vinhos do Alentejo.

Adiantou que no Lubango estiveram presentes 16 produtores de vinhos do Alentejo, alguns com os seus tops de gama e outras de entrada de gama.

«O retorno mais direto que nós recebemos está nas vendas anuais para Angola, que crescem todos os anos», disse.

Quando a concorrência sul-africana, disse que encara muito bem, porque produto que não tenha competidor é morto, mas que tem muita confiança nos seus produtos, e consome-se muito por cá.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.

Fonte: Angop/Agronegócios 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip