Alentejo convida à pisa de uvas em lagares de mármore

herdade servas

O fim de agosto e os começos de setembro marcam a época das vindimas de norte a sul do país. No Alentejo a tradição não é exceção. Por isso mesmo a Herdade das Servas, em Estremoz, convida à pisa da uva em lagares de pedra.

Nesta colheita de 2015, a Herdade das Servas, um projeto recente de uma das mais antigas famílias produtoras de vinho na região, inaugura os seus lagares de pedra, motivo que levou à criação de um programa de ‘Pisa a pé nos lagares da Herdade das Servas’.

Se no Douro os lagares de pedra são um elemento central e de forte carisma na produção de vinho, no Alentejo essa não é uma realidade tão marcante. «Não são muitos os produtores com lagares de pedra, pedra essa que na região é mármore e não granito», afiançam os promotores da iniciativa.

O programa de vindimas da Herdade começa com uma introdução sobre o projeto na zona de receção dos visitantes, seguida de uma visita à adega e à cave de estágio das barricas.

«Posto isto é tempo de meter “mãos-à-obra”, não na vinha porque as temperaturas são elevadas e a distância pode ser grande, mas na mesa de escolha, onde é feita a seleção das melhores uvas. Ainda antes de acalentar o estômago há que exercitar as pernas - como se de uma aula de step em ambiente de spa com produtos vínicos se tratasse –, pisando as uvas eleitas nos novos lagares de pedra mármore», explica a Herdade, em comunicado.

Para abrir as hostes da refeição «é feita uma prova de vinhos, à qual se segue um almoço com ‘Menu de Vindimas’ no Restaurante Herdade das Servas».

Marcações através dos seguintes contactos:

Telefone: 269 322 949

E-mail: info@herdadedasservas.com  

Fotos: Herdade das Servas

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip