Alenquer distinguiu vencedores do VIII Concurso de Vinhos do concelho na abertura da Alma do Vinho
O primeiro dia do festival Alma do Vinho não acabou sem distinguir todos os premiados no VIII Concurso de Vinhos de Alenquer com graus de Grande Medalha de Ouro (2), Ouro (24) e Prata (35). Ao todo, dos cerca de 90 vinhos candidatos ao concurso de produtores de Alenquer acabaram por ser premiados 61. Todos eles foram congratulados no Fórum Romeira, na Alma do Vinho, evento do Ano para a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.
Em análise estiveram as categorias de Vinhos Brancos/Rosés Leves, Vinhos Tintos, Vinhos Brancos e Harmonização com Codorniz. Com 95 ou mais pontos atribuído pelo júri de concurso, estiveram em destaque os vinhos Tinto Mássimo Merlot - Quinta Vale Benfeito 2022 e Quinta de S. Bartolomeu Galinhola 2016 distinguidos, cada um, com a Grande Medalha de Ouro. Ambos os galardões foram entregues pelos Secretários de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.
O VIII Concurso de Vinhos de Alenquer visou, entre várias valências, mostrar e premiar o que de melhor se produz a nível de vinhos no concelho, valorizar e promover o nível técnico e comercial dos vinhos a concurso e estimular a atividade económica concelhia. Os vinhos de produtores de Alenquer distinguidos pelo júri composto por enólogos, sommeliers, jornalistas da especialidade e membros de organismos estatais ligados ao setor do vinho têm todos origem controlada (DOC Alenquer) ou são vinhos de indicação geográfica (IG Lisboa).
Em palco, para a entrega dos galardões, estiveram Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Fernando Silva, Presidente da Assembleia Municipal de Alenquer, e o Presidente da Comissão Vitivinícola da Região da Lisboa, Francisco Toscano Rico.
Todos os premiados aqui.