Alcoutim celebra potencialidades do figo da Índia

Nos dias 2 e 3 de setembro decorre em Alcoutim, no Algarve, o evento “Concelho de Alcoutim - Capital do Figo da Índia”.

figo da india

Durante dois dias, o evento conta com um vasto programa de atividades abertas ao público, com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros, e que irão aprofundar e promover a figueira e o figo da Índia enquanto produtos endógenos de grande importância no contexto de desenvolvimento da região.

No dia 2 de Setembro destaque para as Jornadas Técnicas no Salão da Junta de Freguesia de Martim Longo onde o tema do figo da índia irá estar em análise.

Haverá ainda concursos relacionados com a temática.

«Este projeto ambiciona sensibilizar as populações para a importância estratégica dos produtos endógenos, em especial o figo da Índia, o mel, a amêndoa, a bolota, a alfarroba e outros, no contexto de desenvolvimento da Região. Incentivar a inovação e o empreendedorismo ao nível do aproveitamento dos produtos autóctones e da sustentabilidade local», salientam os organizadores.

A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Martim Longo e a Câmara Municipal de Alcoutim, em colaboração com a CGFI - Confraria Gastronómica do figo e da figueira da índia, a ADECMAR – Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo, a APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia Portugueses e o Centro Recreativo e Cultural do Laborato, com o alto patrocínio do Restaurante São Gabriel, do Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa, do Hotel Apartamento do Golfe, da Fun River Animação Turística Lda.

Recorde-se que a figueira-da-india (Opuntia ficus-indica) é uma espécie da familia Cactaceae, com origem e na região central do Mexico, sendo que pode ser encontrada em vários sistemas agrícolas de várias regiões do mundo.

A planta adapta-se particularmente bem em zonas semi-áridas, caraterizadas pela seca, chuvas erráticas e solos pobres sujeitos a erosão.

Na família Cactaceae a espécie Opuntia ficus-indica é considerada a mais importante do ponto de vista económico, sendo cultivada em mais de 20 países, com destaque para o México, Sicília, Argélia, Chile, Brasil e Norte de África.

Na Europa, a Itália e o principal produtor de fruto com uma área plantada dedicada de 3500 ha e uma produção total de 70 mil toneladas de fruto.

PROGRAMA:

Agosto/2016 - Concurso fotográfico WorldLand Opuntia ficus-indica, concelho de Alcoutim

02/setembro/2016

2ª Jornadas Técnicas Opuntia ficus-indica de Alcoutim, Salão da JFM, Alcoutim

03/setembro/2015

6º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”, Salão da JFM, Martim Longo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip