Agroindústria europeia promove-se na Colômbia e México

Produtos suinícolas, vinícolas e a pera rocha do oeste foram promovidos na semana pelo comissário europeu Phil Hogan na Colômbia e no México.

pera

O objetivo da comitiva é facilitar a entrada de produtos europeus naqueles países.

O acesso da pera rocha do oeste, uma denominação de origem protegida portuguesa, ao mercado colombiano vai ser melhorado.

A consolidação da abertura do mercado daquele país a este produto nacional está a ser formalizada durante a visita que o comissário europeu Phil Hogan, responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, efetuou à Colômbia e ao México.

O comissário Hogan esteve acompanhado por representantes de 42 empresas e associações, do setor agroalimentar, entre as quais duas associações portuguesas, inscritas através da CONFAGRI, a FENADEGAS e a FPAS. 

Um dos principais objetivos visa fortalecer a cooperação entre a União Europeia e aqueles dois países, nomeadamente melhorando as condições de acesso de produtos agrícolas europeus aos mercados colombiano e mexicano, que representam um universo de 48 milhões e de 125 milhões de consumidores potenciais, respetivamente. 

A taxa de crescimento destes países é de 4,6%, na Colômbia e três por cento no México, o que demonstra um potencial a explorar para aumentar as exportações da União Europeia, incluindo as de Portugal. 

Phil Hogan pretende, assim, avançar no sentido da remoção de alguns obstáculos que ainda subsistem às exportações da União Europeia (UE) de frutos, produtos hortícolas e bebidas espirituosas.

 «Existem boas oportunidades para a agricultura da UE e pretendo ajudar a abrir oportunidades para novas exportações», afirmou o comissário em comunicado. 

A questão da equivalência dos produtos biológicos entre a UE e a Colômbia foi  também alvo de negociações durante esta vista oficial que se inclui na política da Comissão Europeia de promoção dos seus produtos agrícolas. Por outro lado, durante a parte da visita dedicada ao México, foi abordado também o novo acordo de comércio livre com este país cujas negociações começarão em breve.

Fonte: OJE

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip