Agroglobal: Fresh 52, o megaprojeto de produção de cenoura presente no evento

Brevemente, irá nascer em Almeirim, na Quinta Alorna, a primeira unidade de processamento de cenoura baby de tipo “Imperador” da Europa. A iniciativa surge pela mão da empresa Fresh 52, que investiu milhões de euros na nova unidade de transformação.

Agroglobal Fresh 52 Cenoura baby

O projeto de investimento, avaliado em 80 milhões de euros, prevê, numa primeira fase, a produção de 600 hectares deste tipo de cenoura fina e comprida e a sua transformação em snacks (palitos de cenoura) e sumo de cenoura.

A Agroglobal foi um dos locais escolhidos pela Fresh 52 para realizar ensaios de variedades, que foram semeadas, na última semana de abril, nos campos demonstrativos da feira. O objetivo dos promotores é produzir e exportar cenoura durante 365 dias por ano e, com esse intuito, estão a realizar ensaios de variedades no Ribatejo, Aveiro, Mira, Composta e Odemira, admitindo vir a recorrer também à produção em Espanha, nomeadamente nas zonas de Cádis e Badajoz.

Segundo Manuel Ferreira, responsável pelos campos de variedades, a sementeira realizada «correu muito bem», realçando que «a terra estava perfeita» e vão nascer as cenouras ideais, apesar de, por tradição, não serem as terras mais apropriadas para a cenoura.

Peter Knight, vice-presidente da empresa, revela que 65% da área de cenoura será produzida nas imediações da fábrica e que a Torriba é um parceiro de primeira linha neste projeto.

O know-how e parte do capital da Fresh 52 têm origem nos EUA, envolvendo duas das maiores empresas de produção e transformação de cenoura do país, a Grimmway Farms e a Bolthouse Farms que, no seu conjunto, detêm uma área de cenoura de cerca de 50 000 hectares na Califórnia. O investidor americano Yannick Le Mintier é o CEO da Fresh 52.

A Fresh 52 prevê arrancar com a laboração da fábrica em Almeirim no final de 2021, mas até lá precisa de angariar o capital necessário a este megaprojeto, que será parcialmente financiado pelo Banco Europeu de Investimento.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip