Agroalimentar: seminário aborda aplicações de metodologias na indústria

A 28 de maio de 2015 o CATAA - Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, é palco de um seminário dedicado às “Aplicações de metodologias NIR na indústria agroalimentar - análises rápidas e económicas em tempo real”.

O evento é dirigido a produtores, diretores, técnicos industriais, académicos e investigadores das áreas agroalimentar e agroindustrial, sendo que serão apresentados estudos realizados em lagares de azeite, unidades hortofrutícolas e indústria agropecuária.

A metodologia NIR é reconhecidamente apropriada para medir o carbono em solos, sendo caraterizada como uma técnica não destrutiva que não utiliza reagentes químicos e não geradora de resíduos.

Neste seminário será demonstrada a viabilidade técnica e económica destas aplicações (com foco em NIR e FTIR) em vários estágios de processo (atributos de qualidade de matérias-primas e produtos finais, controlo de processo e qualidade), com referência a casos de estudo e resultados reais.

Entre os oradores estará um responsável da empresa de consultoria, 4Tune Engineering, que se tem destacado internacionalmente, e Emil Ciurczak, um dos pioneiros desta tecnologia.

Ciurczak trabalha na indústria desde 1970 e publicou diversos livros sobre técnicas de espectroscopia.

As inscrições no seminário são gratuitas mas obrigatórias.

O seminário decorre no âmbito do projeto MITTIC - Modernização e Inovação Tecnológica com base TIC em setores estratégicos e tradicionais, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal 2007 - 2013.

VER PROGRAMA 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip