Agricultura de Conservação em Portugal, na Europa e no Mundo (Parte I / II)

Por: Gabriela Cruz

A degradação dos solos no mundo

No Mundo a degradação dos solos agrícolas devido aos processos de erosão e compactação é, possivelmente, um dos principais problemas que afectam a capacidade produtiva da agricultura. Segundo a Pimentel, David e outros autores, entre 1935 e o ano de 1995, aproximadamente 1/3 dos solos agrícolas do planeta deixaram de ser produtivos devido aos processos de erosão.

p116 fig1

Estes fenómenos afectam também todos os países da Europa em menor ou maior extensão, sendo a zona mediterrânica a mais afectada e onde os fenómenos são mais severos. Segundo Oldeman, L.R, (ISRIC- World Soil Information) 12% da superfície total da Europa, e 2 vezes a da França, sofre, anualmente, com a erosão hídrica e 4% com a erosão eólica. Estima-se que a taxa média de erosão é assim de 17 toneladas por hectare por ano, superando, nas zonas mais afectadas, e largamente, valores de 20 a 40 toneladas de solo por hectare após uma chuvada. Estes valores superam aquilo a que estudiosos da matéria estimam como a taxa média de formação do solo de 1 tonelada por hectare por ano (Troeh, F.R. and Thompson, L.).

Portugal, situado na zona Atlântico-Mediterrânica, é provavelmente um dos países da Europa com mais risco de erosão, tendo a EEA – Agencia Europeia do Ambiente (www.eea.europa.eu) considerado que mais de 80% do território português se encontra sujeito a um risco moderado a elevado de fenómenos de erosão.

A qualidade do solo, medida pelo seu teor em matéria orgânica, e que determina a sua fertilidade e consequente potencial produtivo, é muito inferior nos solos que sofreram fenómenos de erosão. Além disso, a capacidade de armazenamento de água é francamente reduzida, sofrendo as culturas consideravelmente mais nas zonas que não podem ser irrigadas, e levando a um maior consumo de água nas zonas de regadio, com o consequente aumento no consumo de energia na rega. Por outro lado, com a não mobilização ou mobilização reduzida aumenta-se a densidade aparente do solo, a estabilidade dos agregados, a respectiva porosidade, a sua capacidade de retenção da água e nutrientes e a sua actividade biológica. Assim, reduz-se a compactação do solo, tornando-o mais resistente à deformação e permitindo melhores condições de transitabilidade do equipamento agrícola, possibilitando ao agricultor um melhor timing nas operações culturais.

Nas zonas áridas ou de fraca pluviosidade, o grande factor limitante é a água, tendo-se observado que a manutenção de resíduos vegetais (restolhos e palhas) à superfície do solo pode diminuir, consideravelmente, a evaporação da água, evitando o stress hídrico das culturas.

p116 fig2

Agricultura de Conservação (AC) como resposta à degradação dos solos

Os agricultores dispunham até aos anos 40 do século XX de muito poucas ferramentas, praticamente só a charrua, para controlarem as infestantes, descompactar o solo e preparar a cama para a sementeira. Nas faculdades de todo o Mundo estudava-se que uma boa lavoura não só permitia estes feitos como também aumentava a capacidade de armazenamento da água e era um meio de controlo eficaz de pragas e doenças.

p116 fig3

No entanto, 3 anos de seca estrema na parte central dos E.U.A. originaram fenómenos
de erosão muito fortes conhecidos pelo DustBowl e constantes do filme “A charrua que devastou as planícies”. Perderam-se, então, e irremediavelmente, enormes quantidades de solo. Assim, a partir desse momento, e com o objectivo de evitar os devastadores fenómenos de erosão, desenvolveram-se naquele país alfaias que permitiam mobilizar o solo para a sementeira sem o inverter, o que permitia que os resíduos vegetais da cultura anterior permanecessem à superfície do solo. Rapidamente estas práticas estenderam-se a todas as zonas dos E.U.A., porque, além de constituírem um meio eficaz de controlo da erosão, permitiam conservar a humidade no solo, factor tanto mais importante quanto menor ou nula a disponibilidade de água para regar. Além disso, a constituição do Departamento de Conservação do Solo naquele país incentivou a investigação e experimentação em mobilização de conservação, gerando um conjunto de respostas em termos de equipamento. No entanto, persistia o problema de controlo de infestantes, factor altamente limitante para as culturas. Esta dificuldade foi, de certa forma, resolvida com o aparecimento das substâncias activas paraquato e diquato o que motivou a que a Investigação e o Departamento de Agricultura estadunidense e empresas particulares continuassem o esforço de desenvolvimento de respostas aos problemas que a tecnologia enfrentava. Assim, nascia na Universidade de Purdue o primeiro semeador de sementeira directa, M-21, e posteriormente desenvolveu-se o conceito do disco de corte ondulado que permitia cortar os resíduos vegetais deixados pela cultura anterior, evitando o empapamento do semeador e permitindo que os raios solares incidissem no solo e aumentassem a sua temperatura. Simultaneamente, aparecia outro herbicida: a atrazina. A partir daqui, rapidamente aumentou a área em mobilização de conservação nos E.U.A.

p116 fig4

Nos anos 70-80 estas técnicas expandiram-se para o resto da América do Norte, para a América do Sul, para a Austrália e para a Nova Zelândia, representando (segundo Derpsch, R.) em 2009 a área de sementeira directa relativamente à área semeada: 23% nos E.U.A., 60% no Brasil, 60% na Argentina, 65% no Paraguai. Segundo Crabtree, B., a adopção por parte dos agricultores no Oeste da Austrália era, em 2004, de 82%, e representava 9 milhões de hectares.

Um pouco mais tarde investigadores europeus começaram a trabalhar sobre a mobilização de conservação, mais concretamente na mobilização reduzida, tendo sido os resultados obtidos bastante prometedores.

No entanto, a técnica foi vista com muita reserva pelos agricultores europeus, os quais, altamente incentivados a produzir pela PAC com preços dos produtos agrícolas protegidos do exterior, não viram necessidade de recorrer a estas técnicas, ficando o conceito apenas restringido aos investigadores.
Portugal não foi excepção. A investigação começou nos anos 70 no Instituto Superior de Agronomia e no INIA (até à data) e depois foi acompanhada pela Universidade de Évora a partir dos anos 80. Também cá, houve reserva na adopção das técnicas por parte dos agricultores. Em meados dos anos 90, dois irmãos, agricultores, trouxeram para Portugal a técnica da mobilização na zona, técnica esta muito utilizada por agricultores das regiões frias dos E.U.A., os quais, precisando de aquecer o solo para a sementeira, optaram pela passagem de uma só alfaia de bicos, o subsolador, que mobilizava apenas a zona de sementeira, deixando a entrelinha intocável e coberta de resíduos vegetais (restolhos e palhas) da cultura anterior, o que permitia o aquecimento da faixa a semear e, consequentemente, uma melhor cama para a semente.

Além disso, dinamizaram com outros agricultores e investigadores da Universidade de Évora a constituição da APOSOLO – Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo. Esta associação tem vindo, desde então, a apoiar e defender os agricultores, investigadores e empresas privadas no seu trabalho de adopção e adaptação das práticas inerentes à AC às diferentes realidades do nosso país.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip