Agricultura: até 2025 haverá 26% de oportunidades de emprego

agricultura

Um estudo de uma agência europeia dá conta de que Portugal tem várias oportunidades para jovens qualificados na agricultura.

Do trabalho, que fez uma projeção do mercado de trabalho dos 28 países da União Europeia (EU) até 2025. Portugal tem mais oportunidades no setor primário.

Há 60 anos, mais de 1,5 milhões de pessoas retiravam da agricultura, silvicultura e pescas o seu sustento. No entanto, hoje a agricultura e as pescas passam mais despercebidas.

O quadro atual é que o setor primário apenas absorve 7,5% da população empregada (343 mil pessoas) e vale 2% do PIB anual quando em 1955 significava 27% da riqueza doméstica.

O Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Vocacional, uma agência pública que trabalha para a Comissão Europeia, indica que, neste momento, 26% das oportunidades de emprego estão na agricultura.

O estudo ‘Panorama das Qualificações’ projeta os mercados de trabalho dos vários países da União Europeia até 2025 e dá conta de que Portugal tem várias oportunidades no setor primário.

Fonte: Dinheiro Vivo 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip