Agricultores do Baixo Alentejo reclamam medidas excecionais

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) reclamou medidas «extraordinárias e excecionais» do Governo para ajudar os agricultores a «mitigar os prejuízos causados» pela seca na região.

seca

Num comunicado enviado à agência Lusa, a federação diz que «as situações de seca extrema no Alentejo infelizmente são recorrentes e este ano não é exceção» e tem em consideração «o esforço do Ministério da Agricultura na tomada de algumas medidas para a mitigação dos efeitos da seca».

No entanto, a FAABA reclama mais medidas e defende a necessidade de uma análise e de uma «aprovação célere» dos pedidos de apoios feitos por agricultores e de um «alargamento das despesas elegíveis».

«A falta de pluviosidade registada nos meses mais recentes não permitiu a acumulação de reservas de água nas barragens» para abeberamento de gado e regadio e teve um «impacto negativo no desenvolvimento das pastagens e na quantidade e na qualidade das reservas de fenos e palhas» para a próxima época de outono/inverno, explica.

Segunda a FAABA, «esta situação de anormalidade climática tem conduzido a um aumento significativo nos custos de produção das explorações pecuárias» e que se tornou «insustentável». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip