Agricultores de Vila Real reclamam apoios para amenizar estragos em estufas provocados pelo mau tempo

Em declarações à Lusa, fonte da assessoria do Ministério da Agricultura disse que está a ser feito o levantamento dos estragos causados pelo mau tempo na região Norte e que, só depois, serão decididos os apoios a atribuir aos produtores afetados.

Agricultura

A Associação de Agricultores e Pastores do Norte (APT) reclamou ao Ministério da Agricultura o "levantamento urgente" dos estragos causados pela intempérie de dezembro em estufas, no distrito de Vila Real, e apoios "a fundo perdido".

Segundo a associação, as depressões Elsa e Fabien deixaram "um rasto de destruição" em estufas dos concelhos de Alijó, Boticas, Chaves, Montalegre, Murça, Sabrosa, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real e que, "numa primeira avaliação, só em destruição de plásticos e reparação de estruturas, os prejuízos poderão ascender a mais de 220 mil euros".

A APT alertou para os estragos causados em "estufas recém instaladas" e "enquadradas em projetos de jovens agricultores que estão na fase inicial de projetos e com encargos financeiros avultados", considerando que poderá estar "eminentemente comprometida a sua viabilidade económica caso o Governo não venha a apoiar".

Existiu ainda espaço para reclamarem da ação local, afirmando que existiu uma "certa inação inicial dos serviços regionais do Ministério da Agricultura na avaliação global dos prejuízos in loco, condicionando desta forma a limpeza dos terrenos, a preparação de novas culturas ou a reposição das estruturas danificadas".

Realçaram ainda que "o modelo de seguro agrícola existente não se adequa à tipologia destas produções".

FONTE: TSF

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip