Agricultores afetados pelos incêndios de 15 de outubro começam a receber €41,5 milhões

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural procedeu esta sexta-feira ao pagamento de 37,68 milhões de euros a 14.542 agricultores, que apresentaram declarações de prejuízos entre 1.054 e a 5.000 euros, na sequência dos incêndios de 15 de outubro.

incendios

Os agricultores dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tondela, Arganil, Santa Comba Dão e Vouzela concentram metade da verba agora atribuída.

55% deste valor é pago diretamente através de transferência bancária para a conta dos agricultores, sendo os restantes 45 por cento pagos por vale postal, no prazo de cinco dias úteis, a 6.650 agricultores que não possuem conta bancária.

O valor de 37,68 milhões de euros, pago pelo Ministério da Agricultura, corresponde a 75% do valor da totalidade do pagamento, 50,20 milhões de euros, sendo o remanescente pago após a conclusão das ações de controlo, em curso, das candidaturas apresentadas, informa a tutela.

A este valor acresce o montante de 3,78 milhões de euros, pago pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social a 6.025 agricultores que apresentaram declarações de prejuízo até 1.053 euros.

Na totalidade, o Governo atribui agora o valor de 41,5 milhões de euros a 20.567 agricultores afetados pelos incêndios de 15 de outubro com prejuízos até cinco mil euros.

O pagamento agora efetuado só foi possível dada a dedicação dos funcionários do Ministério, assim como o empenho das organizações de produtores e das autarquias envolvidas. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip