Agribusiness 2019 realiza-se em setembro

Entre os dias 23 a 25 de setembro, Santarém vai receber o encontro internacional de negócios do setor agroalimentar. Durante os três dias de evento,  mais de 20 compradores internacionais vão conhecer produtos do Ribatejo.

Texto: Sofia Monteiro Cardoso

Esta é a 4ª edição do evento, que se realiza no Santarém Hotel, cujo objetivo consiste em levar importadores até ao Ribatejo, para que estes conheçam o melhor que se produz na região. Foi criada uma agenda de reuniões de negócios para dar a conhecer a oferta agroalimentar ribatejana.

O engenheiro Carlos Lopes de Sousa, presidente do AgroCluster (Cluster Agroindustrial do Ribatejo), afirma que se tratam de importadores aos quais «os produtos da região chegariam com muito mais dificuldades ou custos sem o Agribusiness». O presidente da entidade organizadora do evento realça ainda que o objetivo passa por «conjugar os interesses de compradores de produtos da região, dando-lhes um espaço para que se encontrem, criem parcerias e realizem negócios além-fronteiras».

O mercado europeu é o foco prioritário desta edição. Dentro do lote de 14 mercados confirmados até ao momento, encontram-se a Finlândia, Polónia, República Checa, Sérvia e Suécia. Também Eslovénia, Estónia, França, Alemanha, Luxemburgo e Dinamarca estão entre os países que vão fazer-se representar no evento. Os seus interesses passam por produtos tão variados como vegetais e frutas, azeites e vinagres, compotas e doces e ainda molhos, conservas, arroz e charcutaria. 

Nas edições passadas, o Agribusiness afirmou-se como uma alavanca para a exportação e para o reconhecimento dos produtos ribatejanos. Em 2014, 2016 e 2017, 186 empresas e 63 compradores internacionais passaram pelo evento, onde se realizaram mais de 1750 reuniões.

A organização deste encontro está a cargo do AgroCluster, através do seu projeto Exportagro, e é financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para participar no Agribusiness é necessária inscrição prévia, que pode ser efetuada aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip