Adega de Monção entra em 2023 a conciliar indústria com eficiência energética

Nos últimos anos o mundo e a Europa aprenderam muitas coisas com a pandemia e com a guerra. Aprendemos todos primeiro com a pandemia que a Europa não pode deixar toda a sua indústria em mãos alheias. E aprendemos logo depois, com a guerra, como a eficiência energética não é uma moda, não é sequer apenas uma necessidade ecológica, é antes um imperativo económico absolutamente incontornável.

A Adega Cooperativa de Monção sabe bem que a pandemia há de passar, que a guerra há de acabar (idealmente, em breve), mas está consciente que estes ensinamentos vieram para ficar: preparar a indústria e conciliá-la com a melhor eficiência energética.

Por isso, no orçamento de investimento para 2023, a Adega de Monção dedica quase 1.5 dos 2 milhões de euros orçamentados ao robustecimento das condições de produção vitivinícola e a um ambicioso programa de eficiência energética. São mais de um milhão de euros alocados a, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Regional, a investir na modernização dos equipamentos industriais e de apoio à produção; e são mais de 400.000 euros, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência nacional, dedicados a construir instalações fotovoltaicas de auto consumo e outros instrumentos de ampliação da poupança e da eficiência energéticas.

Como diz Armando Fontainhas, Presidente da Adega Cooperativa de Monção, “aproveitamos os tempos em que os desafios nacionais e internacionais mais se fazem sentir para preparar futuro, ampliando as suas capacidade e qualidade de produção e, totalmente consciente de que vive do que a terra produz, fazendo-o com uma fatura energética menor, quer para o ambiente, quer para os seus cooperantes, dando assim um forte e consciente contributo para o mundo mais sustentável que o futuro nos exige.”.

Testemunha deste futuro que se vive já hoje é o novo sítio internet da Adega Cooperativa de Monção, que, depois da renovação sentida no logótipo, nas inovadoras garrafas e latas e no redesenho dos rótulos, aprofunda o caminho de renovação da imagem da Adega, mantendo sempre uma forte ligação ao território e às gentes no seio dos quais se produzem os diferentes vinhos que, de Monção e Melgaço, chegam já a todo o mundo e a novos tipos e consumidores.

Este não é um website que podia ser de qualquer outro produtor de vinhos. Só podia ser mesmo o sítio na net da Adega de Monção, pois é uma plataforma online que conta a história da Adega e da Região e é também um meio de grande alcance que promove a região e a sua forte tradução e produção e vitivinícolas junto de distribuidores e consumidores de todo o mundo.

Este verdadeiro motor, acessível a todos em todo o mundo, de dinamização da economia e viticultura locais, e é também uma montra sobre as valências da região de Monção e Melgaço, do seu património bem como de muitos aspetos patrimoniais e históricos que influenciam a identidade dos vinhos que produzem, mostrando o porquê de estes vinhos só poderem ser mesmo daqui e não poderem ser recriados em mais lado nenhum.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip