Adega da Falua investe no solar fotovoltaico

A Falua - Sociedade de Vinhos, fundada em 1994 por João Portugal Ramos, conhecido enólogo e produtor, anunciou a instalação de um sistema solar fotovoltaico no terreno de cerca de 600 painéis, instalada na cobertura da adega, com uma potência de cerca de 140 kWp.

O fornecimento e instalação desta central foi da responsabilidade da Ikaros-Hemera, especialista neste setor.

Ao produzir anualmente durante 25 anos 175 MWh (50 habitações alimentadas), a instalação solar fotovoltaica instalada na Adega Falua vai evitar emissões anuais de 38,9 toneladas de CO2, o equivalente à plantação de uma floresta com a dimensão de oito campos de futebol.

João Portugal Ramos, que preside ao Grupo João Portugal Ramos Vinhos a quem pertence a Adega Falua, sublinha que a aposta numa estratégia de sustentabilidade.

«A nossa preocupação com a sustentabilidade, assenta não só numa boa rentabilidade económica mas também numa redução significativa dos impactos ambientais. A instalação de um sistema solar fotovoltaico permite-nos ter em conta uma preocupação ambiental e de proteção do ecossistema e ainda reduzir a factura energética em cerca de 25%», salienta.

Duarte Caro de Sousa, diretor-geral da Ikaros-Hemera recorda a importância deste tipo de apostas: «o investimento da Adega da Falua demonstra que o setor agroalimentar está cada vez mais atento às vantagens da instalação destes painéis solares. De facto, a implementação desta unidade de produção de energia permite à adega uma otimização da sua autonomia energética e, simultaneamente, a contribuição para a proteção do meio ambiente. Este é também um projeto relevante para a Ikaros-Hemera visto que é um dos primeiros projetos de autoconsumo de eletricidade em Portugal».

A cobertura fotovoltaica da Adega da Falua terá um retorno de projeto anual de 16% e vai permitir a recuperação do capital investido em 6 anos.

O projeto abrange uma área de 1000m2, aproveitando um recurso inativo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip